Sunday 13 September 2009

Violência frelimista e outros abusos: a minha indignação e repulsa!




No dia 24 de Agosto, a comitiva do MDM que se encontrava em Gaza fazendo trabalho politico, foi confrontada por pessoas que se deslocavam em viaturas alegadamente pertencentes ao Comité Central da Frelimo, dois camiões da marca Tata com as matrículas MMZ-943-24 e MMZ-93-95. Mais tarde, a delegação do MDM foi perseguida no percurso Guijá-distrito de Chibuto por confusionistas provocadores que se transportavam em duas viaturas da marca Isuzu com as matrículas TCC 529 GPE e MLZ-93-61.
Dias depois, tomamos conhecimento dos tristes acontecimentos em Milange, em que mais uma vez os arruaceiros da Frelimo se envolveram em confrontos.
Na madrugada de hoje, mais um repulsivo acto protagonizado pelos criminosos da Frelimo. Um grupo de energúmenos que se identificavam como frelimistas, vandalizaram a sede do MDM no Chókuè, tendo ferido alguns membros. Alegadamente, este grupo era dirigido pelo filho e genro do Edil do Chókuè, e usaram duas viaturas, uma delas uma Toyota Ace com a matrícula MGB-07-54.
Entretanto, chegam notícias de que em Changara, província de Tete, bandidos frelimistas incendiaram a sede da Renamo e três casas dos seus membros.
Que eu saiba, apesar dos elementos disponíveis, ninguém foi preso ou está a ser investigado, em qualquer destes incidentes.
Este clima de violencia e intimidação está-se a alastrar por todo o País e insere-se na estratégia frelimista de “tratamento de choque à Oposição”.
Em Maputo, os frelimistas removeram os cartazes da Oposição e colocaram a sua propaganda. Segundo indicações, registou-se o mesmo problema em Maxixe.
Começam também a surgir notícias do uso dos meios do Estado pela Frelimo.
Quem pára esta pouca vergonha? Quem aposta em pôr o País em polvorosa?
Como seria de esperar, a Frelimo nega que tenha causado esta violência e abusos. A verdade é que não é suficiente a Frelimo distanciar-se destes e de outros acontecimentos, pois não é só a Frelimo e a Polícia que ficam desacreditadas mas todo o processo eleitoral fica manchado e a democracia ameaçada. Os bandidos terão de ser exemplarmente punidos. A Frelimo tem de pôr a mão na consciência e decidir se é assim que quer alcançar as tais vitórias retumbantes.Enquanto a Frelimo e a Polícia não agirem para porem cobro a este terrorismo e não castigarem os infractores, deixo aqui registada a minha indignação e repulsa.

No comments: