Sunday 6 September 2009

Ligando Maputo e Catembe: Construtor da ponte conhecido este mês




O CONSTRUTOR da ponte que vai ligar Maputo e Catembe será conhecido este mês. Presentemente está-se a espera de concluir o processo de análise das propostas submetidas pelos cinco empreiteiros pré-qualificados.
O presidente do Conselho Municipal, David Simango, disse que os cinco empreiteiros pré-qualificados deviam submeter as suas propostas de execução da obra até 31 de Agosto.
Para além da ponte este projecto contempla a construção de uma estrada, ligando Catembe a Ponta do Ouro, uma zona turística da província do Maputo.
David Simango não revelou os montantes necessários para a edificação das duas infra-estruturas.
Na curta entrevista que o presidente do Conselho Municipal concedeu a jornalistas após inaugurar um novo “ferry-boat” que liga Maputo e Catembe, explicou que a edilidade espera pelo fim do concurso para poder saber com precisão os custos do empreendimento.
Já existem parceiros da edilidade que garantiram o financiamento da obra. O concurso público vai apenas apurar o empreiteiro e a melhor proposta de orçamento.
“Os extremos ainda não estão definidos. Nós temos a nossa ideia da zona da ponte, mas os concorrentes deverão indicar isso com precisão. Isto configura os elementos de avaliação com base nos quais escolheremos o construtor”, disse David Simango.
O projecto da construção da ponte para Catembe existe há anos. O anterior presidente do município de Maputo, Eneas Comiche, já havia garantido a materialização do projecto.
David Simango incluiu a ponte para Catembe no seu manifesto eleitoral e, ao que tudo indica, sete meses depois da tomada de posse, a empreitada poderá conhecer o seu futuro realizador.
A ponte para Catembe é vista como podendo vir a impulsionar o desenvolvimento económico do distrito de Matutuíne, mais a sul de Maputo, que tendo lindas praias não são frequentadas pela maioria dos cidadãos, devido às dificuldades de acesso por falta de estrada para viaturas normais.
O projecto da ponte dá sinais de materialização numa altura em que a zona da Catembe é vista como balão de oxigénio no que diz respeito à expansão da cidade de Maputo.
Em meados do ano passado, a Assembleia Municipal aprovou um projecto de urbanização parcial de quatro bairros da Catembe, do que resultou no parcelamento de cerca de dez mil talhões.

( Notícias, o1/09/09 )

2 comments:

Anonymous said...

Quem tiver 'olho para o negocio', eis aqui uma excelente oportunidade! Uma casinha la, tambem nao seria ma ideia...
Maria Helena

JOSÉ said...

Tirou-me as palavras da boca!
Quem me dera!