Monday 14 September 2009

Frelimo desesperada destrói Sede do MDM, em Chókwè, e incendeia Sede da Renamo, em Changara

Campanha eleitoral arranca com violência
Na Cidade da Maxixe, panfletos da campanha da Frelimo foram colados na Sede da Renamo, um gesto que pode provocar violência


Maputo (Canalmoz) – Dados publicados no Boletim sobre o processo Político em Moçambique, publicação da Organização dos Parlamentares Europeus para África (AWEPA) e Centro de Integridade Pública, indicam que a campanha eleitoral arrancou com violência, em pelo menos dois pontos do País, designadamente no Município de Chókwè, província de Gaza, e Distrito de Changara, província de Tete.
Segundo escreve o Boletim da AWEPA, na madrugada do primeiro dia da campanha, um grupo de jovens que se fazia transportar em viaturas cobertas por bandeiras do partido Frelimo, vandalizou a Sede do MDM, no Bairro 2, no Município de Chókwè. Tudo começou por volta das 19h, quando um grupo de jovens foi à Sede do MDM e retirou a bandeira do partido, lê-se no Boletim referido que nos foi enviado na tarde de ontem. Refere-se ainda que “a Polícia foi contactada, mas não se fez ao local. Depois, por volta das 2 horas de madrugada, o mesmo grupo de jovens que se fazia transportar em duas viaturas, sendo que uma tinha a chapa de matrícula tapada pela bandeira do partido Frelimo e a outra viatura de marca Toyota com chapa de matrícula MGB-07-54, invadiu a Sede do MDM, partindo vidros da casa e saqueando todos os bens que haviam no interior, com destaque para as panelas e louça usadas para preparar alimentos das pessoas que preparavam o arranque da campanha eleitoral”.
Escreve-se ainda que para além dos danos materiais, do acto resultou o ferimento de três pessoas, sendo uma com gravidade. A polícia esteve no local, mas ainda não há detenções.

Sede da Renamo e casas de membros incendiados, em Changara

Num outro desenvolvimento, o Boletim editado por Joseph Hanlon e Adriano Nuvunga refere que “às 6 horas do Domingo último, cerca de 20 jovens trajados com camisetas e esvoaçando bandeiras do partido Frelimo, incendiaram a Sede do partido Renamo e 3 casas pertencentes a membros da Renamo que circundam a sede, no Distrito de Changara, na província de Tete. As casas ficaram totalmente danificadas. A polícia diz não ter sido contactada para intervir”, refere o documento.

Frelimo cola panfletos de campanha, na Sede da Renamo, em Maxixe

Na Cidade da Maxixe, província de Inhambane, a campanha arrancou morna, marcada por ausência de muitos partidos políticos. Até ao final da manhã do Domingo apenas a Frelimo, Renamo e MDM é que haviam colado alguns panfletos na cidade. Em algumas viaturas particulares e semi-colectivos estavam colados panfletos do partido no poder, Frelimo.
Entretanto, num gesto de provocação, apoiantes da Frelimo colaram panfletos da campanha do seu partido, no muro de vedação da Delegação Provincial da Renamo, em Inhambane, na Avenida de Moçambique, na Cidade da Maxixe, em frente ao campismo. É um gesto de provocação que poderá depois culminar em violência entre os apoiantes dos dois partidos.
Mas até ao final do dia ainda não havia nada reportado sobre actos de violência, nesta província.
Concorrem para o círculo eleitoral da província de Inhambane, de acordo com o apuramento da CNE, os seguintes partidos políticos: PLD, Frelimo, Renamo, MDM, PDD e a coligação União Eleitoral.


(Sara Pacule, em Inhambane/Boletim sobre o processo político, em Moçambique, CANALMOZ, 14/09/09)

No comments: