Pelo menos dois espaços, dos vários existentes em diferentes pontos da cidade de Maputo, que deviam ser melhor aproveitados há anos, vão finalmente receber obras de restauro e infra-estruturas para exploração comercial.
Trata-se dos largos do Minho, localizado na esquina entre as ruas da Resistência e da Guarda, e de Nyazónia, mais ou menos na zona por detrás do supermercado Soprite, mas dentro daquele bairro da urbe.
Embora limpos, os dois largos encontram-se num estado de abandono, sendo usados esporadicamente para o estacionamento de viaturas e encontros de jovens residentes na Malhangalene.
O largo de Nyazónia possui até uma área verde, mas a outra metade foi devastada e é actualmente usada como parque de viaturas e o do Minho tem apenas algumas árvores já antigas, que sem elas estaria completamente desértico.
Acredita-se que reabilitados e com infra-estruturas comerciais, tanto o Largo do Minho como o de Nyazónia serão mais dois espaços de restauro e de lazer, cada vez mais necessários numa urbe com o estatuto de capital do país. Aqueles recintos poderão ser também locais de preferência para os incontornáveis momentos de interacção entre cidadãos, substituindo as barracas existentes em vários pontos de Malhangalene.
Para tal, o Conselho Municipal de Maputo acaba de lançar dois concursos públicos, sendo um com vista àreabilitação e exploração de actividade comercial no largo de Nyazónia (ex-largo da Estremadura) e o outro com vista aos mesmos efeitos, mas já no do Minho.
Ao que as notas indicam, os concursos são lançados no âmbito da governação participativa visando a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, estratégia que visa o desenvolvimento de uma série de projectos sob forma de parcerias público-privadas.
Segundo o Conselho Municipal, as propostas para a materialização dos projectos de reabilitação e exploração da actividade comercial dos dois largos deverão ser entregues até ao próximo 16 de Outubro.
A estratégia de envolvimento de privados na construção e/ou melhoria de infra-estruturas públicas na cidade de Maputo vem tornando-se comum na urbe, existindo já um número considerável de infra-estruturas reabilitadas e reoperacionalizadas no quadro daquela iniciativa.Vários jardins e parques de estacionamento de viaturas foram melhorados e/ou construídos nos últimos tempos da cidade de Maputo. Do universo das várias unidades desta natureza abrangidas pela estratégia de envolvimento de privados na provisão do bem público destacam-se os jardins dos Namorados, dos Professores e o Parque Municipal de Viaturas, estas últimas duas unidades inauguradas em Novembro do ano passado nas festividades do Dia da Cidade.
( Notícias, 26/09/09 )
No comments:
Post a Comment