Wednesday 23 September 2009

CAMPANHA ELEITORAL


MDM diz ter Beira nas mãos

UMA semana depois do início da “caça” ao voto, os partidários de Daviz Simango já cantam vitória na Beira. De acordo com a delegada político do Movimento
Democrático de Moçambique (MDM), o seu partido irá ganhar as eleições na segunda maior cidade do país.
Flora Impula disse que, durante uma semana, as brigadas envolvidas na campanha eleitoral do seu partido bateram a porta em quase todas as casas nos bairros, tendo, segundo afirmou lhes, “sido garantido o voto. O povo disse que estamos com o MDM. É por isso mesmo que dizemos que a cidade da Beira está nas nossas mãos”.
Para Flora Impula, tal como aconteceu nas eleições autárquicas em que a população disse “sim” a Daviz Simango, este ano vai-se repetir não só com o candidato como com o partido que “os próprios beirenses ajudaram a criar”.
Domingo, as brigadas de campanha eleitoral do MDM na cidade da Beira concentraram-se no bairro da Manga, onde pediram votos, tendo posto a juventude no centro das atenções.
Emprego, saúde e habitação como sempre vieram ao relevo com os caçadores de votos prometendo aos jovens melhores dias em caso de vitória de Daviz Simango e do seu partido.
“Os jovens que hoje sofrem por falta de emprego e habitação, devem contar que este problema poderá ser ultrapassado, caso o nosso presidente chegue à Ponta Vermelha, e o MDM tenha maioria no Parlamento”, disse Flora Impula, para depois acrescentar que, a juventude da Beira deve dar o seu impulso para garantir a vitória esmagadora de Simango e MDM.


Oportunidades para os jovens - promete em Tete o MDM


O MOVIMENTO Democrático de Moçambique (MDM) promete acções conducentes a criação de mais oportunidades e melhoria da condição de vida dos jovens, caso vença as eleições presidenciais, legislativas e para as assembleias provinciais de 28 de Outubro próximo.
Esta garantia foi dada no comício popular havido em Cambinde, bairro Matundo, zona de expansão da cidade de Tete, marcado por uma forte presença de jovens, principal alvo dos contactos interpessoal e porta-a-porta feitos pelo MDM sem, contudo, deixar de fora as pessoas de outras faixas etárias no exercício de “caça ao voto”.
Antes do concorrido comício, os militantes do MDM, na sua maioria jovens, realizaram uma marcha pelas ruas que teve início no bairro Chingodze, passando em seguida para a cidade, no bairro Francisco Manyanga, regressando para Matundo até Cambinde, o epicentro desta concentração.
Durante o desfile, os militantes do MDM, trajados de camisetas com a imagem do líder desta formação política, Daviz Simango, entoavam o refrão da famosa composição musical “Povo no Poder”, da autoria do emergente Edson da Luz, mais conhecido por “Azagaia”.
Enquanto isso, os militantes do MDM distribuíam também pelos transeuntes materiais de propaganda política com a imagem do seu líder e entabulavam breves conversas que consistiam fundamentalmente na divulgação da mensagem do manifesto eleitoral e educação cívica das pessoas interceptadas.
Celestino Bento, delegado político provincial do MDM, disse que a marcha marca o encerramento da primeira fase da campanha e o comício do lançamento da segunda fase, e reitera todas as promessas feitas desde o início da caça ao voto.
Avaliamos positivamente todas as realizações que fizemos na primeira fase da nossa campanha, que consistiram em comícios, marchas, contactos interpessoal e porta-a-porta exortando o eleitorado a votar no MDM, partido jovem e capaz, disse Bento.
No comício em Cambinde, as lideranças do MDM apontaram os problemas que o país atravessa nos domínios da criação de emprego, acesso ao crédito bancário, a desproporcionalidade entre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do desenvolvimento humano, acesso à saúde.
O MDM promete intensificar as suas acções nos próximos dias com a chegada do seu líder a Tete, ido da província da Zambézia, a partir do próximo dia 26 do corrente. Daviz Simango inicia os seus trabalhos no distrito meridional de Mutarara, a 310 quilómetros da cidade de Tete.

( Notícias, 23/09/09 )

No comments: