Sunday 20 September 2009

Na TV Brasil, o futuro da África

A TV Brasil começa no final do mês (dia 25, para ser mais exato) uma rara, raríssima série de reportagens da TV brasileira com foco na África. Chama-se "Nova África" e tem o objetivo de mostrar, pelo olhar de africanos comuns e esquecidos pelos meios de comunicação, soluções para os inúmeros problemas do continente.
No blog do meu amigo Carlos Alberto Júnior, correspondente da emissora em Angola, você pode ver um vídeo de apresentação da série. Está no link abaixo:
http://diariodaafrica.blogspot.com/2009/09/nova-africa.html

E este aqui é o texto de divulgação do programa:


"A série tem como objetivo retratar o continente africano da perspectiva dos africanos. Como escreveu o autor Mia Couto, a África vive uma tripla condição restritiva: prisioneira de um passado inventado por outros, amarrada a um presente imposto pelo exterior e, ainda, refém de metas que lhe foram construídas por instituições internacionais que comandam a economia.Nesta série os africanos narram seus problemas e soluções: trabalhadores, políticos, assim como intelectuais, artistas e ativistas sociais africanos, cujas vozes e idéias estão quase ausentes no cotidiano dos brasileiros são nossos entrevistados.Vários países africanos foram e estão sendo visitados e priorizamos os países com os quais o Brasil - pelas relações históricas estabelecidas ao longo de séculos - tem maiores afinidades culturais e econômicas, além dos acordos de cooperação firmados na atualidade.Assista, divulgue!

"Ficha TécnicaDireção Geral: Henry Daniel Ajl e Luiz Carlos Azenha
Direção de Fotografia: Markus Bruno
Projeto editorial: Luiz Carlos Azenha e Conceição Oliveira
Coordenação de Produção: Tatiana Barbosa
Reportagem: Aline Midlej
Produção: Paulo Eduardo Palmério
Assistentes de produção: Erica Teodoro, Yuri Gonzaga
Montagem: Marco Korodi, Augusto Simões
Roteiro programa estréia: Eduardo Prestes Diefenbach
Roteiro: Angela Canguçu
Consultoria Histórica: Conceição Oliveira
Finalização Gráfica: Fernando Clauzet
Trilha Original e Mixagem: Rafael Gallo
Coordenação de Pós-produção: Eduardo Prestes Diefenbach
Narração: Phil Miler
Narração "Os Lusíadas" de Luiz Vaz de Camões: Gero Camilo
Agradecimentos a Carlos Serrano, Rita Chaves e Adelto Gonçalves."

FONTES: http://www.penaafrica.folha.blog.uol.com.br/ , http://www.tvbrasil.org.br/ , http://www.foreverpemba.blogspot.com/ .

Veja o vídeo de apresentação aqui:

No comments: