Tuesday 29 September 2009

O ESCÂNDALO CONTINUA? CONTINUA!!!




Bom dia, Miguel
Como vai a vida? Do meu lado tudo bem, felizmente.
Tudo bem, falando da saúde, porque, se falamos da política, só se pode dizer que está tudo mal.
Se fosse nos velhos tempos, dava para gritar:
O ESCÂNDALO CONTINUA?
CONTINUA!!!
Já não passa um dia sem novas confusões e trafulhices virem ao de cima, desde a distribuição dos fundos para a campanha à fabricação de falsos partidos para confundir o eleitorado. De cada buraco que se faz no chão sai logo uma minhoca.
O já tristemente famoso Presidente da Comissão Nacional de Eleições, que anda sempre com a lei na boca, apesar de a lei indicar que o cargo não pode ser acumulado com outras funções remuneradas, esteve até há pouquíssimo tempo a receber como reitor do ISCTEM. E parece que teve que ser empurrado para sair porque de livre vontade nem pensar.
Os critérios para a distribuição dos fundos são uma aberração a seguir à outra. Aquilo não tem ponta por onde se lhe pegue.
O novíssimo partido do peru é uma total ficção sem sede, sem estatutos publicados no Boletim da República, sem nada. E, no entanto, o Dr. João Leopoldo da Costa e seus muchachos aprovaram a sua candidatura em 10 círculos eleitorais. Será que a tal lei que enche a boca ao Presidente da CNE não exige que um partido concorrente tenha, pelo menos, os estatutos publicados no Boletim da República?
Enquanto isso, alguns outros partidos sérios continuam à espera que o Conselho Constitucional decida se podem concorrer ou não.
Com o tempo de campanha eleitoral a passar e sem eles poderem fazer a sua campanha. Assim, mesmo que o Conselho Constitucional lhes dê razão, já terão perdido um precioso tempo de campanha.
E o curioso é quando aplicamos a cada caso o velho princípio policial de começar por saber a quem é que beneficia a falcatrua.
Porque em todos os casos há um claro beneficiário e, em alguns casos, há um segundo beneficiário. Em todos beneficia a FRELIMO e, em alguns, beneficia também a RENAMO.
Também entre os mais prejudicados as constantes são verificáveis. No cimo da lista o MDM e o PDD e, depois, uma infinidade de pequenos partidos.
Um caso de ingratidão é o afastamento do PIMO, do bom do Sibindy.
Apesar de ele, e o seu Bloco da Oposição Construtiva, se terem encostado tanto à FRELIMO que pareciam irmãos siameses, foram chumbados em toda a linha. Apesar de os seus decorativos turbantes colorirem tudo quanto foi celebração do partido no poder, nenhuma foto com turbante vai aparecer nos boletins de voto. É perturbante...
Já não há gratidão!
Mas, estando as coisas como estão, mais perturbante me parece o futuro a curto prazo.
É, desde já, óbvio que nenhum observador de boa-fé vai reconhecer os resultados obtidos num processo eleitoral como este está a decorrer.
Um mês antes da votação é mais do que claro que está tudo falseado, que afunila tudo na mesma direcção.
Valerá, Miguel, a pena continuarmos em frente deste modo? Não seria preferível pararmos por aqui, adiarmos as eleições por três ou quatro meses, lavarmos e desinfectarmos a sede da Comissão Nacional de Eleições e começarmos de novo?
Porque, se não fizermos isso, além de perdermos tempo e dinheiro estaremos a pôr em perigo a paz social no país, pois resultados eleitorais em que ninguém acredita só podem ser impostos pela força.
E nós não queremos isso!
Um abraço para ti do


Machado da Graça

( Machado da Graça, Correio da Manhã de 28/09/09/, citado em http://www.macua.blogs.com/ )

No comments: