Wednesday 9 September 2009

Município impede actividades do MDM

Na cidade de Tete

Tete (Canalmoz) - O delegado político provincial do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Celestino Bento, em entrevista exclusiva ao Canalmoz, acusou o Conselho Municipal da Cidade de Tete de ter destruído o mastro e rasgado a sua bandeira e de ter vandalizado, no 31 de Agosto, a delegação provincial do seu partido, cita no bairro Matundo, arredores da cidade de Tete.
Segundo conta, naquela tarde de domingo, um grupo de fiscais do Conselho Municipal da cidade de Tete, a mando do presidente do município, César de Carvalho, dirigiram-se à delegação do partido, e destruíram o mastro e rasgaram a bandeira.
Para além destas acções, de “vandalismo”, Celestino bento disse que recentemente foram detidos três membros do seu partido no distrito de Moatize, incluindo o delegado político distrital, acusados de incitar a violência e perturbar a ordem pública, quando estes estavam a realizar a campanha de sensibilização para as pessoas votarem nas eleições de 28 de Outubro próximo. Bento disse ainda que o município vem ameaçando o proprietário do imóvel que o MDM arrenda para desenvolver as suas actividades políticas, ou seja, a delegação provincial.

César Carvalho confirma as acusações


Em contacto telefónico com o correspondente do Canal de Moçambique em Tete, César de Carvalho, disse ter motivos fortes para a tomada da decisão de destruição do mastro e bandeira do MDM.
“A bandeira devia ter sido ateada naquele lugar com a minha autorização, como presidente do município. Recebi o pedido nesse sentido, há 30 dias e não autorizei porque a localização das instalações da sede do MDM periga a vida dos munícipes, pelo facto de estar erguida a cerca de 20 metros da estrada que circula carros de grande tonelagem”, justificou o edil de Tete. Acrescentou ainda que o local onde está erguida a sede do MDM, é uma “área da responsabilidade da Administração Nacional de Estradas, em que não é permitida a instalação de nenhuma delegação política, devido às multidões que teremos no período da campanha”.

Entretanto, nega a destruição


“Não destruímos o mastro e nem rasgamos a bandeira, simplesmente recolhemos e avisamos que quando conseguirem outras instalações, num espaço aconselhável, vamos entregar o material deles, sem complicações”, disse, justificando que tomou esta atitude para “evitar os acidentes dos munícipes”.


( José Mirione, em Tete, CANALMOZ, 08/09/09 )

NOTA do José - Muita gente não tem a noção do ridículo ! O MDM incomoda mesmo!

No comments: