Wednesday 9 September 2009

“A CNE está a matar democracia em Moçambique”

- Daviz Simango, presidente do MDM

Querem desmobilizar os membros do MDM - acusa o porta-voz do partido, José Manuel de Sousa “A Frelimo e Renamo decidiram impedir a entrada da terceira bancada na Assembleia da República. A seguir será enganada a própria Renamo. Dentro deste casamento há quem está ser enganado. A Frelimo está a usar a Renamo agora para rejeitar os demais. Mas quando ficarem só entre eles, a Renamo será o próximo a ser enganado. Estamos a retornar ao monopatidarismo”, Artur Vilanculos, candidato pelo MDM em Inhambane e ex-deputado da Renamo.

Maputo (Canalmoz) - Os membros do MDM, partido tido até agora como um dos que tem potencial para entrar para a Assembleia da República, na próxima VII Legislatura, andam desapontados com a Comissão Nacional de Eleições, pelo facto deste órgão ter rejeitado 9 listas das 11 apresentadas para as Eleições Legislativas de 28 de Outubro.
No presidente do partido, engenheiro Daviz Simango, passando pelo porta-voz, José Manuel de Sousa, até aos simples membros do recém fundado partido, reinava a unanimidade de que a CNE agiu deliberadamente contra a Lei, para prejudicar o partido MDM, como forma de o excluir da vida política.
O presidente do MDM, à saída da sede da CNE, onde manteve um encontro com o presidente do órgão, João Leopoldo da Costa, disse que o seu partido precisa das listas das candidaturas rejeitadas e da respectiva deliberação que detalha as razões que forçaram rejeição das mesmas mas até agora essa deliberação não existe em lado nenhum pelo que não a conhecem. “A lista dos candidatos rejeitados já devia estar afixada, o que não está a acontecer. Comunicamos isso ao presidente da Comissão Nacional de Eleições, limitou-se a dizer apenas que se iriam reunir para discutir sobre as listas rejeitadas. Por outro lado dissemos que não concordamos com o sorteio, porquanto nós como moçambicanos e particularmente como candidatos a estas eleições presidenciais, entendemos que o Estado moçambicano e os financiadores não podem gastar dinheiro a publicar boletins perante uma situação de sorteio ilegal”, disse o engenheiro Daviz Simango.

Sorteio ilegal


Por sua vez, o porta-voz do partido, José Manuel de Sousa, considerou ilegal o sorteio realizado pela CNE, logo após o anúncio dos resultados. O MDM está contra a forma como foram colocados os candidatos. A CNE que colocou a Frelimo e Renamo numa lista exclusivamente sua, permitindo com isso, por conseguinte, que estes dois partidos ocupassem o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, metendo todos os outros num outro sorteio à parte alegando que os dois eram os únicos que concorriam em todos os círculos eleitorais.
“Todos os candidatos devem ter a mesma oportunidade. O que aconteceu foi que escolheram dois partidos e logo a seguir fizeram sorteios de outros partidos, e isto não pode acontecer”, disse o porta-voz do MDM, garantido que o seu partido não vai deixar passar isso. “Vamos recorrer à própria CNE e ao Conselho Constitucional para impugnarmos a forma como foi realizado o sorteio”, garantiu.

Querem desmobilizar membros do MDM


O porta-voz do MDM interpreta a exclusão das listas do partido, como um esforço da CNE para desmobilizar e desmotivar os membros do MDM, e acabar com o partido. “Mas nós não vamos parar”, garante.
E sobre o que irá fazer o MDM caso o recurso a ser interposto no Conselho Constitucional seja indeferido, o porta-voz do MDM diz que “a decisão deve ser tomada pela Comissão Política do partido, a reunir-se brevemente”.

Houve casamento entre a Frelimo e Renamo


Artur Vilanculos, outro membro do MDM dissidente da Renamo, disse ao Canalmoz que, o que sucedeu foi um “casamento convencional entre os dois partidos, com representatividade na Comissão Nacional de Eleições”, nomeadamente, a Frelimo e Renamo, que decidiram “impedir a entrada da terceira bancada na Assembleia da República”. Mas Vilanculos prevê que a seguir será enganada a própria Renamo. “Dentro deste casamento há quem está ser enganado. A Frelimo está a usar a Renamo agora para rejeitar os demais. Mas quando ficarem só entre eles, a Renamo será o próximo a ser enganado”. “Estamos a retornar ao monopatidarismo”, desabafa Artur Vilanculos.


(Borges Nhamirre, CANALMOZ, 09/09/09 )

6 comments:

Shirangano said...

Caro Jose,
O Joao Leopoldo, presidente da CNE, numa entrevista ao canal televisivo, TIM, afirmou que o MDM sabia que as suas candidaturas dispunham de irregularidades e que o proprio lider do MDM, Simango, pediu a CNE que nao levasse em conta as tais irregularidades.

Nao estou aqui a tentar santificar a CNE, mas quero levantar a possibilidade de que o MDM tambem tem a sua quota parte de culpa nesse acontecimento.

Eu ja imaginava situacoes do genero desde que o PR Guebuza "subornou" ao publico o sr. Leopoldo e os seus vogais atribuindo-os o estatuto de ministro e vice-ministros respectivamente, i.e, passaram a ser tambem membros do governo de turno.

Veja o que escreve sobre isso aqui:http://shirangano.blogspot.com/search?q=mercedes

Anonymous said...

Uma situacao inaceitavel, um retrocesso no processo democratico, um 'abrir de olhos' para quem ainda acreditava na Frelimo, que todos sabemos estar a fazer jogo sujo. Sera que a Renamo e Frelimo teem a sua documentacao 100% em ordem, ou que fizeram uma cabala contra o MDM? Afinal, o MDM representa uma ameaca ou nao? A CNE sempre encontrara irregularidades, pois tem de provar aos seus patroes que as suas nomeacoes a ministros e vice-ministros sao justificadas. Sera que quererao perder as suas regalias e salarios chorudos? Isto ainda vai derramar muita tinta, ninguem se deve calar perante tamanha atrocidade, recorramos a justica, facamos manifestacoes e, mais do que tudo, nunca deixemos que alguem nos silencie. Queremos uma democracia para TODOS e um Mocambique para TODOS, nem que para isso tenhamos de lutar contra um gigantesco dinossauro como a Frelimo.
Maria Helena

JOSÉ said...

Amigo Shir, eu tenho a mente aberta e questiono tudo. É possivel que haja falhas na documentação do MDM, mas a legislação prevê isso e aponta modos de rectificar. Depois, tambem devemos questionar porque ha tantos problemas com os documentos? O processo devia ser simples e transparente, vamos so culpar os Partidos? Tambem me preocupa o facto de que os organismos que lidam com os documentos sao controlados pela Frelimo. É razoavel pensar que a documentação da Frelimo e Renamo estava toda em ordem?
O cerne da questão é que a CNE não cumpriu a Lei e é preocupante verificar como a Lei é manipulada tão levianamente.
A imagem que a CNE está a projectar é que é um organismo que desrespeita as Leis, incompetente, irresponsavel e desorganizado, e isso é inaceitável em democracia.
Os apologistas da Frelimo como não podem questionar o comportamento irresponsavel da CNE, apenas se podem escudar nos ataques aos Partidos, principalmente ao MDM.
Este problema não pode ser visto apenas em termos partidários, a Pátria e a democracia estão em causa.

Abraço forte!

JOSÉ said...

Maria Helena, este é um escandalo de bradar aos céus, a democracia está ameaçada e as consequencias são imprevisíveis.
Nesta hora de crise, os verdadeiros patriotas são chamados à união nas lutas que se avizinham e ao repúdio para os que não hesitam em por o País em polvorosa apenas para defenderem interesses partidários.

hermogenes said...

decepcionante.e incrivel como os lideres e governantes africanos sao orresponsaveis, egoistas!!!

JOSÉ said...

Hermogenes, bem-vindo a este cantinho!
Tem toda a razão, é mesmo decepcionante este tipo de comportamento, penso que é hora de as pessoas de bem denunciarem e repudiarem vigorosamante os anti-democratas e anti-patriotas que apenas pretendem servir interesses partidários mesquinhos.
Abraço!