Monday 7 September 2009

O 7 de Setembro

Comemora-se hoje o Dia da Vitória que assinala a assinatura do Acordo de Lusaka em 7 de Setembro de 1974, abrindo assim caminho à Independência de Moçambique.
Sem de modo algum querer por em causa a Independência Nacional, é legítimo questionar o modo como essa Independência foi implementada.
No blog do Reflectindo vem um excelente texto do Viriato Dias com o título "Afinal os Acordos de Lusaka foram uma impostura política?" que levanta questões sérias. Confira aqui.
Depois de 35 anos é lamentável que vários detalhes do Acordo de Lusaka ainda não tenham sido divulgados.
Nesse mesmo dia 7 de Setembro de 1974 eclodiram na capital tumultos que viriam a causar muitas mortes e destruição. Alguns afirmam que esses tumultos foram causados por brancos reacionários, racistas e colonialistas que se opunham à Independência Nacional, mas esta é uma maneira muito simplista de analisar os factos.
A realidade é que a colonização foi má mas a descolonização também foi péssima e há demasiadas zonas de penumbra na nossa História.

2 comments:

Anonymous said...

Concordo plenamente, existem demasiadas zonas de penumbra na historia de Mocambique, e acredito sinceramente que um dia a verdadeira historia venha a ser escrita e conhecida por todos os mocambicanos que amam esta bela patria.
Maria Helena

JOSÉ said...

É lamentável que parte da nossa História seja baseada em mentiras e meias verdades.
Felizmente muita gente começa a questionar!