Tuesday 15 September 2009

No encontro com os diplomatas Guebuza mostrou-se preocupado

- a reunião, solicitada pelos embaixadores durou cerca de40 minutos e integrava 17 representantes diplomáticos


(Maputo) O Presidente da República, Armando Guebuza, mostrou-se preocupado com o diferendo que opõe a Comissão Nacional de Eleições e os partidos políticos que parcial e totalmente foram excluídos das legislativas e provinciais de Outubro próximo. Esta preocupação foi manifestada pelo PR moçambicano no encontro que manteve com 17 embaixadores da União Europeia e o encarregado de Negócios da Embaixada Americana.
O encontro, que aconteceu a pedido dos embaixadores, durou, segundo soubemos, cerca de 40 minutos. Os representantes diplomáticos voltaram, como já tinham feito na Comissão Nacional de Eleições, a mostrar bastante reticências em relação à justeza dos critérios usados pelos órgãos eleitorais para excluir total ou parcialmente todos os partidos concorrentes às legislativas e provinciais, exceptuando a Frelimo e a Renamo.
As partes, a Presidência da República e o corpo diplomático acreditado em Maputo, abordam o assunto com bastante cautela e secretismo. Não se sabe, claramente, a que consensus as partes chegaram.
Especula-se, entretanto, que o PR e os representantes diplomáticos acordaram diligenciar junto da CNE para o devido esclarecimento e a possível correcção de falhas que poderão ter havido.

( MEDIAFAX, 14/09/09 )


No comments: