Thursday 24 September 2009

Renamo e MDM alvo de violência em Tambara


Tumulto político na campanha eleitoral em Manica

• Frelimo confirma que os seus membros se envolvem em violência, mas diz que não o fazem por terem recomendações superiores • A PRM está a proteger apenas os membros da Frelimo

Manica (Canalmoz) – No distrito de Tambara, que dista aproximadamente 500 quilómetros da capital provincial de Manica, Chimoio, a campanha eleitoral está a ser marcada por intensa violência, perpetrada por membros, simpatizantes e apoiantes da campanha do partido no poder, a Frelimo, contra os membros da Renamo e do MDM. A reportagem do Canalmoz estacionada em Chimoio, deslocou-se a este distrito, para, durante dois dias de trabalho no terreno, apurar o que está a acontecer em Tambara.
Apenas 3 partidos políticos concorrem pelo círculo eleitoral de Tambara (nas provinciais), nomeadamente Frelimo, MDM e Renamo.
Ao que apurámos no terreno, a Frelimo lidera, pelas aparências, embora o voto seja secreto, a popularidade em Tambara. É contudo verdade que partes das pessoas que engrossam a campanha da Frelimo são funcionários públicos que, por sua vez, são obrigados a integrar a campanha do partido no poder.
É através desta força, da maioria, que a Frelimo recorre à violência, asfixiando as demais forças políticas, com recurso à violência. Têm sido vítimas os cidadãos que se manifestam a favor da Renamo e do MDM. Membros do partido Frelimo estão a vandalizar material da propaganda da Renamo e do MDM. A nossa reportagem presenciou esta situação, durante os dias em que lá estivemos.
Confrontando o que vimos e vivemos, com os partidos políticos, o delegado político distrital do Partido Renamo, Francisco Guimarange, disse que membros do partido no poder têm estado a usar violência como o principal caminho para impedir que as outras formações políticas façam as suas actividades políticas livremente.
Conforme revela a fonte, trata-se de jovens da Frelimo, a mando do primeiro secretário distrital do Partido Frelimo, Manuel António Singano, e do seu respectivo administrador do distrito. Usam instrumentos contundentes, para inviabilizar as campanhas eleitorais de outras formações políticas, e também têm invadido as sedes dos partidos opositores da Frelimo.
Guimarange afirma que, para além de tanta violência perpetrada por aqueles jovem, o 1º secretário ordenou a toda população local para que não permitisse que a oposição colasse o seu material de propaganda em qualquer canto da sede distrital de Tambara.
“O 1º secretário do partido Frelimo ordenou a população local para que se tire qualquer tipo de panfletos estampados nos postes e nas paredes de residências, os porquês não sabemos”, disse o delegado político distrital do Partido Renamo, Francisco Guimarange.
São no total 10 casos de violência eleitoral apresentado pelo partido Renamo ao posto policial do distrito de Tambara. De entre estes casos, só dois é que tiveram tramitados os respectivos processos para o tribunal local, mas quem os praticou, conforme a fonte, são membros da Frelimo e encontram-se em liberdade à espera do julgamento.

Tumultos partidários em Sabeta


Entretanto, no distrito de Tambara, no posto administrativo de Sabeta, na última quinta-feira passada, houve uma manifestação política que resultou em 11 feridos ligeiros e dois graves, sendo membros do partido Renamo os mais violentados.
De acordo com as fontes e membros dos partidos da oposição, a manifestação surge quando um grupo de membros da Frelimo, acompanhados pelo primeiro secretário distrital, invadiram a sede do partido Renamo, obrigando-os a retirar o mastro e a sua respectiva bandeira, alegadamente por estarem a manchar a entrada, e que não tinham espaço para que a oposição efectuasse livremente a sua campanha política.
Na passada quinta-feira houve greve no posto de Sabeta, onde os membros da “Frelimo, acompanhados do seu respectivo secretário do partido, dirigiram-se à sede do partido Renamo, obrigando-os a retirar a sua bandeira, porque não possuíam espaço suficiente para a divulgação do seu manifesto eleitoral, o mesmo que sucedeu com o MDM"., disse o delegado político distrital do partido Renamo, Francisco Guimarange, tendo acrescentado que," tentámos ser arrogantes, mas eles eram muitos e estavam acompanhados de agentes da PRM, sendo assim, tirámos as nossas bandeiras e panfletos", afirmou.
A manifestação política continuou até à tarde de domingo último, onde, para além de pessoas feridas, houve também casas destruídas e avultadas somas de dinheiro perdido.

Frelimo confirma a violência


Contactado o primeiro secretário distrital do partido Frelimo, em Tambara, Manuel Singano, este confirmou a ocorrência de casos de violência eleitoral protagonizados pelos respectivos membros da sua formação política, mas afirma que tudo ocorreu uma simples rebeldia dos partidos opositores. "Nós estávamos reunidos na nossa sede distrital do partido, um grupo de membros da Renamo passou a frente da nossa sede a cantar, e nós proibimos que eles continuassem com a marcha, mas não houve nenhum consenso entre nós com os da oposição, por isso tivemos que reagir", disse Singano, tendo acrescentado que "nós fomos à sede, deles, para retirar a bandeira, deles, porque não estava no local indicado pelo líder da zona", confirmou.
Neste caso, as violentas manifestações dos partidos políticos, naquela região do país, está a contribuir bastante para a desistência de alguns membros dos partidos políticos opositores, que queiram apoiar a candidatura do seu respectivo candidato à presidência da República, e os seus respectivos deputados para a Assembleia da República e provincial. Os membros de outros partidos e simpatizantes estão a passar à clandestinidade, desconhecendo-se no entanto o auq eira acontecer nas urnas onde o voto é secreto.
Com isso dizer ainda que alguns membros do partido Renamo, na região de Sabeta, estão a viver os seus dias de campanha ao relento por simpatizantes da Frelimo terem destruído as suas residências. Há ainda ameaças de morte pelos líderes comunitários e membros do partido no poder.

PRM oculta casos de violência


Contactado o respectivo comandante distrital da PRM, em Tambara, Inácio Guichiri, este afirmou já ter reportado dois casos de violência, protagonizados pelos respectivos membros do Partido Renamo e Frelimo, e diz que os mesmos se encontram já nas mãos do tribunal distrital afim de serem julgados e “se possível condenados”.
Conforme revela a fonte, o primeiro caso foi notificado no posto administrativo de Ngondonga, onde um membro da Renamo foi interpelado pela polícia local a sabotar o material de propaganda do partido Frelimo.
O segundo foi registado em Sabeta, onde está detido um membro do partido no poder, por agressão física a um cidadão vestido de camisete do partido Renamo, tento, este, sido encontrado a realizar campanha porta-a-porta, naquela região do distrito de Tambara.
Ao longo da estrada que dá acesso à sede distrital de Tambara, é notório o maior número de panfletos, pertencentes ao partido no poder, sendo que os da Renamo e do MDM, estão apenas colados nas respectivas sedes do partido.

(José Jeco, CANALMOZ, 24/09/09 )

No comments: