Monday 14 September 2009

CAMPANHA ELEITORAL: Religiosos preocupados

A IGREJA em Moçambique declara-se extremamente preocupada com o clima de intolerância, tensão e violência que tem caracterizado algumas regiões do país, durante os processos eleitorais. Neste contexto, representantes da Igreja Católica, Conselho Cristão de Moçambique e Conselho Islâmico de Moçambique reuniram-se sábado último em culto conjunto para pedir bênçãos a Deus e apelar a todos os intervenientes do processo eleitoral para a manutenção da paz e harmonia durante o período em que decorrerão as eleições.

CULTO IDÊNTICO TEVE LUGAR EM MILANGE

As rezas têm em vista exortar para que as eleições gerais e das assembleias provinciais sejam verdadeiramente livres, justas, transparentes ordeiras e democráticas e ainda para que haja respeito pela ordem constitucional e pelo próximo.
As confissões religiosas pedem igualdade de oportunidades entre os concorrentes às eleições; o não uso ilegal de recursos financeiros do Estado para financiar as actividades dos partidos políticos, incluindo a campanha eleitoral e ainda o normal funcionamento das instituições públicas, para além da prestação de serviços, evitando o envolvimento excessivo dos titulares de cargos políticos nas campanhas eleitorais, mesmo salvaguardando o direito que se lhes assiste de participar na vida política.
Solicitam ainda que os gestores públicos cumpram e façam cumprir a lei e que garantam a manutenção da assiduidade e produtividade em todos os sectores.
Rezaram, igualmente, para que os diferentes actores políticos respeitem as regras estabelecidas e os resultados saídos dos pleitos eleitorais em curso e, em caso de diferendo, para que usem os meios constitucionalmente estabelecidos para a sua resolução.
Desejam ainda que o Presidente e os legisladores saídos destas eleições demonstrem um forte compromisso com a concepção e implementação de políticas públicas ajustadas às reais necessidades dos grupos vulneráveis/marginalizados do país.
As rezas ocorreram sob o signo por um processo eleitoral pacífico, responsável, justo, democrático e comprometido com o desenvolvimento.

( Notícias, 14/09/09 )

No comments: