Tuesday 1 September 2009

Quem vai parar a violência política?



Registaram-se incidentes violentos na deslocação de Afonso Dhlakama a Milanje(Zambézia). Segundo testemunhas, jovens da Frelimo confrontaram a comitiva da Renamo e a Renamo ripostou com armas de fogo, encontrando-se várias pessoas feridas.
Assistimos, um pouco por todo o País, a cenas de violência , intolerância e intimidação, mesmo ainda antes da campanha eleitoral.Podemos começar a questionar que tipo de eleições vamos ter.
Todos terão de aprender que qualquer Partido tem o direito de fazer trabalho político em qualquer parte do País, não há zonas restritas nem bastiões.
É altura de exigir responsabilidades aos Partidos e à Polícia, não podemos ficar reféns de arruaceiros apostados em manchar o processo eleitoral.

2 comments:

Shirangano said...

Caro Jose,
Sera que sao mesmo jovens da Frelimo que protagonizaram essa atitude? Pois 'e sabido que a Renamo goza de alguma popularidade na provincia da Zambezia.

"...que tipo de eleicoes vamos ter?"
Espero que seja apenas um caso isolado. E 'e em semelhante situacao onde se espera que a policia de Mocambique aja imparcialmente, isto eh, deixe de "pertencer" a um determinado partido para se afirmar como um orgao do Estado.

Mas infelizmente isso esta longe de acontecer porque a propria policia teme perder emprego caso aja de forma contraria. Portanto, estariamos a exigir responsabilidades a pessoas erradas.
Um abraco.

JOSÉ said...

Shir, não sabemos todos os contornos deste triste caso que causou pelo menos uma morte, pois há diversas versões.
O importante é que alguém tem de assumir responsabilidades pois qualquer tipo de violencia política é inaceitável.
Estamos alarmados com os diversos casos que vão acontecendo pelo País!

Abraço forte!