Wednesday 20 August 2014

Uma modesta opinião



Tenho acompanhado com alguma surpresa e preocupaçao, um pouco por todos os lados, a postura de muitos em relação aos ultimos acontecimentos no que concerne aos acordos e consensos alcançados rumo à Paz e Reconciliação! Algumas pessoas que n...unca questionaram a logica e a dinamica deste conflito militar e que apoiavam uma solução militar aparecem agora cheios de questoes e duvidas! São pessoas que tentaram passar a ideia de que so havia um culpado no conflito e que ainda hoje tentam manipular as noticias, por exemplo, sobre a amnistia, Dhlakama e o que esta a ser discutido la no CCJC. São pessoas que manipulam o facto de que a amnistia é para os dois lados, que as forças de defesa e segurança nao podem servir nenhum Partido e que so obedecem a Constituiçao! São pessoas que fingem não saber que o processo vai continuar e que faltam ainda alguns consensos para avançarmos com segurança rumo à Paz e Reconciliação. São pessoas que ainda não perceberam que as campanhas hostis são inaceitaveis e que o G 40 e seus apoiantes cada vez terão menos espaço para as suas nefastas actividades.
So como exemplo, ha esta esta questao da Amnistia que foi acordada em nome da Reconciliação! Evidentemente que cada um tem a sua opinião, eu tenho a minha de que as vitimas devem ser apoiadas e que a amnistia foi um passo decisivo e logico mas que devia abranger a questao do apoio as vitimas! No entanto, eu desconfio muito daqueles que falam das vitimas da EN mas nao mostram qualquer incomodo sobre as vitimas de Murrupula, por exemplo!
A parcialidade nas analises força-me a questionar se na realidade temos a mesma visão sobre a Paz e Reconciliação e se o nivel de compromisso com esse desiderato de Paz e Reconciliação é igual para todos! Machado da Graça escreveu que " engolir sapos sempre me pareceu que deve ser coisa bem desagradável..". Pode ser desagravel, mas é necessário.
Para finalizar, recordo-me das palavras de Joaquim Chissano de que assinar a Paz é facil, mas manter a Paz é mais dificil!




Viva a Paz, Viva a Reconciliação!
 

No comments: