Tuesday 5 August 2014

Sismo atinge África do Sul e é sentido em Moçambique

Um terramoto, de magnitude 5,3 na escala de Richter, foi registado as 12h22 desta terça-feira na África do Sul, com epicentro na cidade mineira de Orkney, a 180 quilómetros a sudoeste de Joanesburgo. Há registo de uma vítima mortal. Durante vários segundos o abalo foi também sentido na zona urbana da capital de Moçambique.
Testemunhas relataram que as mesas começaram a tremer, candeeiros abanaram e até os computadores tremiam em vários edifícios de escritórios da zona baixa da cidade de Maputo que acabaram por ser evacuados.
Os funcionários do Ministério da Educação, no bairro da Polana, também abandonaram os seus postos de trabalho devido aos receios provocados pelo tremor de terra.
Há relatos de cidadãos que sentiram o abalo em vários prédios localizados no bairro Central, na capital moçambicana.

Um morto na África do Sul
Segundo o Instituto Geológico norte-americano (USGS), o epicentro do sismo foi localizado na região mineira de Orkney, a 10 quilómetros de profundidade.
O correspondente do @Verdade, na África do Sul, relata que estava na redacção da rádio SABC quando sentiu o computador e a mesa tremerem e parecia que o edifico ia cair. Ele e os colegas abandonaram o edifício.
Vários outros edifícios na capital financeira da África do Sul também "balançaram" e os danos materiais ainda estão a ser avaliados. Várias testemunhas relataram que "os edifícios pareciam instável e janelas estavam a partir-se".
Há registo de uma vítima mortal, na região de Orkney. A vítima tinha 31 anos de idade e terá perdido a vida na sequência da queda de uma parede numa antiga mina.
Funcionários das empresas mineiras na região - AngloGold Ashanti, Harmony Gold, Gold Fields e Sibanye Gold - disseram ter sentido os tremores nas suas sedes, mas até então não haviam recebido relatos de qualquer incidente nas suas minas.
A área em torno de Johanesburgo não é normalmente propensa à actividade sísmica, mas é lar de algumas das mais profundas minas de ouro do mundo.
Médias sul africanos reportam que o sismo foi também sentido com intensidade nas regiões do KwaZulu-Natal, North West e cidade do Cabo.
O pior sismo que a África do Sul registou ocorreu em 1969 na pequena cidade de Tulbach, perto da Cidade do Cabo, e teve uma magnitude de 6,5 na escala de Richter. O sismo deixou a cidade em ruínas e fez 11 mortos.
O terramoto também foi sentido no Botwana e no Zimbabwe. O terremoto foi o maior da região da África Austral desde um tremor de magnitude 7,0 no Zimbábwe, em 2006.



A Verdade

No comments: