Thursday 14 August 2014

Moçambique prepara centro de isolamento de doentes de ébola

Ébola
O Ministério da Saúde está a preparar o centro de isolamento para casos de ébola, no Hospital Geral de Mavalane, cidade de Maputo, que ficará pronto até ao fim da semana em curso.
Até ao momento, ainda não foi detectado nenhum caso da doença no país, mas Moçambique já se prepara para controlar a epidemia, caso sejam registados os casos. “O centro que vai acolher o isolamento de ébola é o antigo CTC, onde ficavam os doentes da cólera, uma vez que a cidade de Maputo está há bons anos sem cólera. Este centro precisa de alguma reabilitação para poder acolher a ébola como isolamento. Foi feito o levantamento de trabalhos como mudança das redes, fechaduras, e outros trabalhos de construção civil”, disse o director do Hospital Geral de Mavalane, acrescentando que a reabilitação estará a cargo da empresa Emocil, responsável pela reabilitação do hospital.
Por se tratar de uma doença altamente contagiosa, os doentes com suspeita de ébola, primeiramente, ficarão isolados num quarto no Banco de Socorro e só depois da confirmação serão levados ao centro para o confinamento.
O centro com capacidade para 10 camas, que já estão disponíveis, será também equipado de forma adequada. No momento, o pelouro de Saúde está em processo de disponibilizar os medicamentos e o material de protecção.
As autoridades sanitárias estimam que até ao fim de semana o centro estará pronto. “Vamos ter no centro quatro compartimentos. No primeiro, estarão os médicos, enfermeiros e os medicamentos, a outra parte compreende a observação do paciente suspeito e as outras duas partes, respectivamente, para internamento feminino e masculino”, avança João Guimarães Tembe.
No caso vertente, a partir de segunda-feira, inicia o processo de treinamento das equipas, em todo o país, que vão fazer o acompanhamento, caso haja infecções por pelo vírus da ébola a nível interno.
Segundo o responsável pelo Hospital de Mavalane, para além do Centro de Isolamento do Hospital de Mavalane, o MISAU instalou em todas as unidades de urgência da cidade de Maputo um quarto para isolamento de suspeitos de terem contraído a doença. O Ministério da Saúde garante ainda que instalou equipas médicas nos aeroportos e fronteiras terrestres para evitar o contágio.


O País

No comments: