Friday 29 August 2014

Centenas saem à rua para celebrar 6º aniversário do MDM


 


A marcha marcou a celebração da data em que uma ala da Renamo decidiu abandonar o partido para criar o que é hoje o segundo maior partido da oposição
 
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) assinalou, esta quinta-feira, o seu 6º aniversário da “Revolução de 28 de Agosto”, que ficou registada na história do partido como o dia em que as bases da Renamo se revoltaram contra a liderança, ao nível de Sofala, por ter apontado Manuel Pereira como candidato à sucessão de Daviz Simango no cargo de presidente do município da Beira. 

Para assinalar passagem da  data, milhares de membros e simpatizantes do MDM realizaram uma marcha  que percorreu algumas artérias da cidade da Beira, a qual chegou a condicionar a circulação de pessoas e bens.
A marcha, liderada por Daviz Simango, iniciou e terminou no populoso bairro da Munhava, com uma longa paragem no bairro dos Pioneiros, ao longo da auto-estrada, a escassos metros do posto policial da zona de Massamba. Foi naquele local onde alguns membros do jovem partido, na altura pertencentes à Renamo,  mas em plena manifestação a favor de Daviz Simango, foram feridos com alguma gravidade pela polícia, alegadamente por estarem a perturbar a ordem e segurança públicas.
Refira-se que, em princípios de Agosto de 2008, a liderança da Renamo ao nível da província de Sofala decidiu candidatar Manuel Pereira, antigo delegado político provincial desta formação política, ao cargo de presidente do Conselho Municipal da Beira, em detrimento de Daviz Simango, que já era presidente do município, eleito com apoio da Renamo em 2003. As bases deste partido revoltaram-se, pois pretendiam recandidatar Daviz Simango.
Este facto gerou uma grande polémica no seio da Renamo, na Beira, que veio a terminar com a divisão do partido, no dia 28 de Agosto de 2008, com a maioria Daviz Simango e uma minoria a apoiar Manuel Pereira. Meses depois, a Renamo decidiu expulsar Daviz Simango das suas fileiras. Este, com apoio dos membros da Renamo, concorreu como independente e derrotou os seus adversários com muita facilidade nas eleições autárquicas de 2008.
Em Março de 2009, foi formalmente fundando o MDM, que em tempo recorde conquistou espaço na arena política nacional, e já colocou deputados nas assembleias da República, provincial e municipal, sendo que até  já dirige quatro municípios.
A marcha do MDM culminou com um “mega-comício” no populoso bairro da Munhava, onde Daviz Simango pediu aos seus partidários para se unirem, de modo a garantirem que nas eleições que se avizinham, cuja campanha inicia no próximo domingo, saiam vencedores. “Mas o  mais importante para o MDM é que todos os outros candidatos e outras forças políticas e de forma particular os órgão eleitorais saibam transformar este exercício democrático numa festa nacional”.



O País

No comments: