Monday 25 August 2014

FACIM abre portas com três mil expositores



A quinquagésima edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) inicia, a meio da manhã de hoje, em Ricatla, no distrito de Marracuene, província de Maputo, juntando cerca de três mil expositores nacionais e estrangeiros.
O certame, que irá decorrer sob o lema “50 anos expondo o potencial económico de Moçambique” e que marca o ponto mais alto das comemorações das bodas de ouro da exposição (1964-2014), será inaugurado pelo Presidente da República, Armando Guebuza.
A Sociedade do “Notícias”, dona dos jornais “Notícias”, “Domingo” e “Desafio”, estará presente no evento para mostrar os seus produtos e serviços, exibição de vídeo que narra a história da empresa, para além da promoção de assinaturas das suas publicações para depois sortear um descodificador ZAP.
Ontem os expositores estavam envolvidos nos últimos acertos para que nada falhe, nomeadamente enfeites dos stands e descarregamento de produtos para a exposição. Prevê-se que seja complicado o acesso ao recinto da feira devido às obras da estrada circular de Maputo que condicionam o tráfego no troço Zimpeto-Marracuene, com as filas de viaturas a começarem pouco depois do controlo de Michafutene.
Dados fornecidos pelo Instituto para a Promoção das Exportações (IPEX), instituição do Estado que organiza o evento, revelam que participam aproximadamente duas mil empresas nacionais e 650 estrangeiras.
Está igualmente assegurada a presença de pelo menos 27 países, dos quais marcam presença pela primeira vez ou retornam as Ilhas Comores, Islândia e a Noruega.
Depois de inaugurar a exposição, o Presidente da República irá visitar pelo menos 18 pavilhões, com destaque para o pavilhão de Moçambique que alberga as representações das províncias, instituições de apoio ao sector privado e empresas nacionais.
A organização da FACIM sente-se confortável com o nível de participação, tendo em conta o facto de o país ter, nos últimos anos, vivido momentos de apreensão na sequência da tensão político-militar nalguns pontos da província de Sofala, para além da crise económico-financeira que está a assolar muitos parceiros estrangeiros de Moçambique.
Como tem sido hábito, após a visita aos pavilhões, Armando Guebuza deverá participar na cerimónia do “Dia do Exportador”, evento no qual são distinguidas as entidades que em 2013 se destacaram nesta matéria.
Ainda hoje o Chefe do Estado moçambicano vai participar, na cidade de Maputo, num jantar de gala alusivo aos 50 anos da FACIM, durante o qual serão galardoadas figuras e personalidades que contribuíram para a elevação da feira no mercado internacional.
Amanhã, segundo dia da exposição, terá lugar o X Encontro Empresarial para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de língua portuguesa, seminário cuja abertura será orientada pelo Primeiro-ministro, Alberto Vaquina.
Durante o encontro empresarial serão apresentadas oportunidades de negócios dos países de língua portuguesa e da China, para além da assinatura de memorandos/protocolos entre diversas entidades.
Estima-se que mais de 78 mil pessoas visitem a feira este ano, um número que supera os 75.500 visitantes que presenciaram a FACIM em 2013.



Notícias

No comments: