Monday 18 August 2014

Governo e Renamo discutem fórmulas de integração nas Forças de Defesa e Segurança

Conversações Governo e Renamo
                    
 As delegações do Governo e da Renamo reúnem-se hoje, segunda-feira, 18 de Agosto, em Maputo, na 72a ronda das negociações políticas para discutirem as fórmulas de integração dos homens da Renamo nas Forças Armadas de Defesa de Moçambique e na Polícia da República de Moçambique.
As partes, reunidas na passada quarta-feira, 13 de Agosto, na 71a ronda das conversações políticas, deram a conhecer que concluíram a elaboração do documento “Memorando de Entendimento”, que vai ser assinado em data oportuna pelo Presidente da República, Armando Guebuza, e pelo presidente da Renamo, Afonso Dhlakama.
O partido Renamo exige que o documento “Termos de Referência da Missão de Observadores Militares Internacionais”, que trata sobre a vinda destes, o cessar-fogo, a desmobilização dos homens da Renamo, a integração na Forças Armadas e na Polícia, a integração social e económica, devem ser submetidos a aprovação da Assembleia da República e promulgação e publicação no Boletim da República, de modo a tornar o seu cumprimento de carácter obrigatório.
A Renamo entende que as partes devem proceder dentro dos princípios de boa-fé. “Os documentos que estão a ser trabalhados podem merecer reparos”, considera a Renamo.
Apesar de, na última semana, a Lei da Amnistia ter sido aprovada pela Assembleia da República e promulgada pelo Presidente da República, a mesma ainda não foi tornada pública através do Boletim da República.



(Bernardo Álvaro, Canalmoz)

No comments: