Tuesday 26 August 2014

Fim das hostilidades militares no País

Dhlakama assegura que vai provar ao país e ao mundo que tem total controlo das suas forças
 
- Falando via telefone para jornalistas, Dhlakama mostrou-se satisfeito com o cessar- fogo assinado na noite de domingo, mas pede colaboração e boa fé do PR
- Considerando que, pela primeira vez, o voto sera efectivamente controlado à luz da nova lei eleitoral, Dhlakama diz que os vencedores devem e serão felicitados na hora
O Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, reagiu na manhã desta segunda-feira à assinatura do cessar-fogo, concretizado quando eram 21 horas e 30 minutos de domingo, por José Pacheco, em representação do Presidente da República e por Saimone Macuiana, representante do presidente da Renamo.
“Farei de tudo para mostrar, internamente e ao nível internacional, o tipo de homem que sou e não vou violar a declaração de cessar-fogo, a menos que sejamos atacados”, disse Dhlakama, passando claramente uma imagem de quem tem o controlo sobre os seus homens, apesar de algumas vozes falarem de um “líder enfraquecido” e uma Renamo com vários commandos.
Em relação ao comando dos seus homens, Dhlakama não poderia ter sido mais claro: “Estou satisfeito pelo que conseguimos, apesar de ter demorado.
Mandei ontem e hoje (domingo e segunda ) parar com os ataques em todas as unidades, o mesmo que fiz em 1992 em que, a partir de Roma, mandei todos os comandantes para pararem de disparar”– disse, o líder da Renamo.
Neste contexto, acrescentou Dhlakama, “apelo ao Presidente da República para mandar parar com os  ataques por parte das FDS (Forças de Defesa e Segurança), de modo a evitar qualquer incidente”, pediu o candidato natural à Ponta Vermelha pela Renamo.
Falando via telefone a partir da “parte incerta” para pouco mais de duas dezenas de jornalistas em Maputo, Afonso Dhlakama, classificou a assinatura do acordo como um marco importante na história do país, na medida em que “abre um novo ciclo político, social e económico do país porque”.
No entender do presidente da Renamo, o cessar-fogo assinado e declarado “vai ajudar a eliminar a exclusão social, assim como a libertar os funcionários públicos da filiação obrigatória ao partido no poder”.
Aliás, Dhlakama considera que, desde domingo, Moçambique passou  ser “uma República” porque “possui FDS republicanas, apartidárias, que obedecem à Constituição da República e não aos ditames do partido no poder”.
A necessidade de forças apartidárias que respondem somente aos ditames da
Constituição e demais leis foi um dos principais pontos que a Renamolevava para a discussão no diálogo político, mais concretamente na abordagem da questão do ponto dois: Forças de Defesa e Segurança. Por isso mesmo, num dos documentos já assinados pelas partes está claramente expresso que em caso de derrotada eleitoral do partido no poder e da vitória da oposição, a Frelimo não deve usar as FDS para possível golpe de Estado. Ficou claro também que as FDS, incluindo o SISE, não devem em nenhuma circunstância, fazer parte de reuniões de qualquer partido político em Moçambique.
Estas exigências, segundo a Renamo, têm uma motivação. A Renamo sempre considerou que as Forças de Defesa e Segurança estiveram sempre ao serviço do partido no poder, a Frelimo.
Aliás, a imprensa interceptou nas eleições intercalares da cidade de Quelimane, um documento oficial e de circulação restrita do Comando Provincial da PRM na Zambézia, em que a PRM literalmente explicava-se à Frelimo sobre as reais razões que concorreram para que o candidato da Frelimo saísse derrotado, a favor do candidato do MDM.
No mesmo documento, a Polícia praticamente pedia desculpas à Frelimo por não ter feito a sua parte no sentido de garantir vitória à Frelimo e seu candidato.
Na teleconferência, Dhlakama também assegurou que vai encontrar-se com o Presidente da República. Entretanto, não soube dizer se será depois ou antes das eleições.
 
 
Não sinto ódio
 
 
Dhlakama lembrou que “escapei à morte no dia 21 de Outubro de 2013 e
 fomos feitos de escravos”, mas “não sinto ódio e nem rancor do Governo”,
salientou Dhlakama considerando que o acordo não reflecte qualquer vitória e nem derrota de nenhum dos envolvidos, mas “vitória da nação porque vai diminuir as assimetrias regionais”, frisou.
O Presidente da Renamo disse não ter sido sua intenção trazer, novamente, a guerra ao país, mas recorda que foi à luz do conflito e do diálogo que “já temos uma lei eleitoral que permite cada partido ter um observador, de modo a não se verificar os enchimentos de votos nas urnas, como vinha acontecendo”.
 
 
Quem ganhar será felicitado
 
“Quem ganhar será parabenizado (felicitado), independentemente do partido”, declarou Dhlakama, agradecendo, igualmente, os jornalistas nacionais e internacionais por terem reportado, segundo ele, “ da melhor forma possível o problema”.
Apesar da assinatura dos acordos, Dhlakama pede para que os mesmos sejam “aprovados pela Assembleia da República”, de modo a ganharem um
cunho efectivamente legal.
Em relação à campanha eleitoral, Dhlakama espera que “não haja sabotage e nem vandalismo” dos materiais de qualquer força política e pede a população de Gaza a “mudar de comportamento” porque sempre que o seu partido sai à rua naquela província é apedrejado. Sem especificar as datas nem o local, disse que “muito brevemente” estará de volta à vida pública, o que implica a saída da “parte incerta” onde se encontra.
 
(Abílio Maolela, Mediafax)

No comments: