Tuesday 26 August 2014

Cessar-fogo já foi assinado mas Militares não vão abandonar posições em Gorongosa

 
Apesar dos acordos rubricados na noite deste domingo entre a Renamo e o Governo moçambicano visando a cessação imediata das hostilidades militares, o MDN (Ministério da Defesa Nacional) não vai retirar as várias unidades militares estacionadas em locais estratégicos no distrito e matas de Gorongosa, província de Sofala. Esta garantia foi dada na tarde de ontem, pelo ministro da Defesa Nacional,... Agostinho Mondlane, para quem as FADM (Forças Armadas de Defesa de Moçambique) podem e devem estar em qualquer região do território nacional, a todo e qualquer
 momento.
“Retiradas para onde-? - questionou Mondlane quando um jornalista perguntou sobre quando seriam removidas as unidades das FADM que foram deslocadas a diversos pontos da Gorongosa, exactamente para fazer face à situação da tensão politico/militar.
“As Forcas Armadas estão em todo lado e em qualquer momento em defesa do povo moçambicano e em cumprimento das missões que recebem do povo moçambicano” – defendeu Mondlane.Em relação ao cumprimento dos restantes pontos plasmados no acordo, Mondlane assegurou que o que foi acordado será cumprido tal e qual foi acordado.
“Trata-se de um acordo político. Sei que há um entendimento a que o governo moçambicano e a Renamo chegaram na mesa do diálogo e houve
entendimentos. Esses entendimentos estão expressos em documentos e esses documentos são tornados públicos e tudo o que deve ser feito e como tem que ser feito está nestes mesmos documentos” – esclareceu Mondlane.


MediaFax, 26.08.14
 

No comments: