Monday 25 August 2014

DHLAKAMA AFIRMA QUE VAI RESPEITAR ACORDO SOBRE FIM DAS HOSTILIDADES

O líder da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, Afonso Dhlakama, garantiu hoje que vai respeitar o acordo, rubricado domingo, em sede do diálogo, que põe termo as hostilidades entre a sua formação política e o governo.
O documento foi rubricado pelo chefe da delegação do governo e Ministro da Agricultura, José Pacheco, e o seu homólogo da delegação da Renamo, Saimone Macuiane, que é igualmente, deputado na Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano.
Falando à imprensa, por meio de uma teleconferência a partir da Serra de Gorongosa onde se encontra refugiado, Dhlakama disse ter informado todas as unidades militares do seu partido, espelhadas pelo país, sobre a assinatura do referido acordo.
Ontem a noite (domingo) e as 06.00 horas de hoje fizemos a comunicação a todas as forças militares a cessarem fogo. Todos ouviram bem. Receberam bem as ordens e de facto comprometeram-se”, disse Dhlakama.
Na ocasião, manifestou a sua satisfação com a assinatura do documento final.
Quero também apelar o Presidente da República e, igualmente, Comandante em Chefe das FADM a comunicar todas as forças espalhadas pelo país a seguirem o mesmo exemplo, de modo a evitar-se qualquer incidente. Estou muito satisfeito, embora o acordo tenha demorado”, referiu em teleconferência que durou 18 minutos.
Questionado sobre a sua saída de Gorongosa para iniciar a campanha eleitoral, que arranca a 31 do mês corrente, o líder da oposição escusou-se a revelar datas, afirmando apenas que deverá avistar-se brevemente com o Presidente Guebuza, um encontro que poderá ter lugar em Maputo ou na cidade da Beira, capital da província central de Sofala.
Não sei se será em Maputo ou na Beira, mas também estou interessado (no encontro). Há boa vontade do meu lado, de facto há muita coisa por conversar. Do lado do Presidente da República também há essa vontade”, disse.
Ele apelou ainda aos deputados da Assembleia da República, o parlamento moçambicano, que se encontram reunidos hoje, a aprovarem todos os documentos assinados em sede do diálogo para que tenham, efectivamente, valor jurídico.
Todos os deputados a terem paciência para que terminem este assunto hoje. Este não é apenas o assunto de Dhlakama e Guebuza, mas sim de todos os moçambicanos”.


(AIM)

No comments: