Wednesday 6 August 2014

Moçambicanos contestam medida dos “três mil randes” para entrar na Africa do Sul



Os moçambicanos que estão a viajar para o território sul-africano desde ontem estão a ser exigidos o mínimo de três mil randes, ou extrato bancário actualizado que tenha este valor. Neste momento (10h02), a população de Ressano Garcia colocou barricadas para impedir viaturas atravessar para Moçambique em protesto da medida
De acordo com vários moçambicanos que desde ontem tentam atravessar para África do Sul, através da fronteira de Ressano Garcia, está medida está a lhes criar transtornos uma vez foi de surpresa e está a provocar perdas para os que pagaram bilhetes de passagem para aquele território, com um valor abaixo do exigido pelas autoridades migratórias da terra do Rand.
“Eu estava a caminho de Komatipoort comprar carnes, mas o meu valor é de 2800 randes. Eles não aceitam. Afinal que humilhação é esta que estamos a passar? Porque continuamos a ser tratados desta maneira? O que dizem as nossas autoridades? Penso que o Governo de Moçambique deve em definitivo resolver isso ”, disse um cidadão em contacto com a FOLHA DE MAPUTO.
De recordar que esta não é primeira vez que as autoridade sul-africanas tomam medidas surpreendentes, sem aviso prévio. Uma das medidas que tentaram aplicar ainda este ano foi a de qualquer cidadão para passar nas suas fronteiras serem detentoras do passaporte biométrico, assunto que foi depois ultrapassado com a intervenção do Governo moçambicano.



Folha de Maputo

No comments: