Thursday 30 September 2010

Redução da pobreza é insignificante em Moçambique

Mostram os resultados de um estudo do Instituto Nacional de Estatística, ainda não divulgado

Maputo (Canalmoz) – O último Inquérito aos Orçamentos Familiares (IOF), um estudo regular do Instituto Nacional de Estatística, traz dados que mostram que a redução da pobreza é insignificante no país. Os resultados do inquérito ainda não foram apresentados publicamente aos moçambicanos, mas já estão disponíveis e, segundo o Centro de Integridade Pública (CIP), já foram apresentados aos doadores.
O estudo denominado “terceira avaliação da pobreza”, avalia o impacto das medidas do Governo nas famílias, incidindo em três principais pilares, nomeadamente a pobreza de consumo; a pobreza não-monetária e; a desnutrição, para além de outros indicadores como as desigualdades, a taxa de escolarização, o acesso à saúde.
O estudo é comparativo, avaliando a situação de 2002/03 a 2008/09. As taxas de pobreza de consumo, das desigualdades sociais e da desnutrição, prevaleceram as mesmas nesse período de cerca de oito anos, cinco dos quais do Governo de Armando Guebuza, o grande mentor dos discursos de combate à pobreza que pelo que os números mostram é um fracasso preocupante.

Continue lendo aqui.

No comments: