Sunday 26 September 2010

Leituras dominicais

Sonhei que África era abençoada por mais do que generosidade das paisagens, dos animais, das tribos… mais que músicas, frutas, mariscos, praias…
Sonhei com o dia em que África é abençoada por governos também generosos, que não precisam de ler no discurso escrito a palavra “condolências”.
Um governo que viva com o povo e não com medo dele, e não em relação paternalista de castigo, ou de dono para seu cão, nos reforços positivos para ensinar a obedecer. Um governo que seja pai, porque assim na verdade eu cá sinto-me órfã!

Joana Fartaria, em A Verdade. Leia aqui.
-------------------------------------------------------------------------
Em abono da verdade é melhor que se diga que, infelizmente, o Governo/Estado não tem conseguido, nos últimos tempos, dar respostas reais e atempadas de muitos problemas do povo, pese embora o seu esforço.
Os discursos do governo, em quase todos os finais dos anos na Assembleia da República, apontam sempre um crescimento económico do país, o que não se tem traduzido em dinheiro no bolso e pão na mesa da maioria dos cidadãos moçambicanos.
Vamos dar capacidade financeira aos trabalhadores que recebem salários normais. Que se ponha isso em prática para ver se a maioria de moçambicanos não teria emprego e salários que pudessem reflectir realmente o actual custo de vida. Abaixo os discursos ofensivos, abaixo o nepotismo, abaixo o clientelismo - são actos de corrupção que perpetuam e alimentam sentimentos de revolta.

Opinião de um leitor do Notícias. Leia mais aqui.

No comments: