Friday 26 October 2012

Moçambique despenca sete lugares no “Doing Business 2012”


Alguns dados divulgados no Relatório do Banco Mundial sobre Moçambique
Relatório foi divulgado ontem pelo Banco Mundial.
Ficou mais difícil iniciar negócios em Moçambique, piorou a protecção aos investidores, agravaram-se as dificuldades de acesso ao crédito, pagamento de impostos e resolução de insolvências.
O país sai do lugar 139 na classificação de 2012 para 146 na de 2013, uma queda de sete posições, que choca com os objectivos traçados pelo Governo, de ocupar os lugares cimeiros no seio dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O “Doing Business” é um indicador utilizado pelo Banco Mundial para medir a facilidade de investir em 185 países do mundo, utilizando um total de dez indicadores considerados importantes no processo de abertura de novos empreendimentos, e que servem de orientação para a classificação geral. É uma espécie de bússola para orientar investidores sobre os lugares onde podem empreender com menor custos, alguns dos quais relacionados com a burocracia, daí a preocupação dos países em conseguir um posicionamento vantajoso.
Na classificação actual, relativa a 2013, Moçambique regrediu em cinco dos dez indicadores, manteve a pontuação em três indicadores e melhorou apenas dois.
De acordo com o relatório “Doing Business 2013”, ficou mais difícil iniciar negócios em Moçambique. Este indicador piorou ao perder 14 pontos em relação à classificação anterior, isto é, caiu de 96 para 82 pontos; a protecção aos investidores também piorou ao cair de 49 para 46 pontos. Outros problemas que ditaram um desempenho negativo de Moçambique é o agravamento das dificuldades de acesso ao crédito e resolução de insolvências, cujas pontuações reduziram em duas e uma unidade, respectivamente.
Paralelamente, o país manteve a classificação relativamente ao acesso a alvarás de construção, acesso à electricidade e o cumprimento dos contratos.

Celso Chambisso,   O País

No comments: