Monday 15 October 2012

História da Cerveja Laurentina

 
Laurentina80De 1932 a 2012 passam 80 anos. São 80 anos da história da Cerveja mais antiga moçambicana, Laurentina, que diz ter agora a meta de atingir 2092, ou seja, mais 80 anos.
“Este ano, celebra-se o octagésimo aniversário da Laurentina.
80 anos marcados por grandes desafios, vitórias, prémios e novos produtos. 80 anos que, ao mesmo tempo reflectem a recente história de Moçambique e, por isso, a vontade de celebrar com todos os Moçambicanos, através de várias acções como o lançamento de uma campanha única, a criação de um novo rótulo de garrafa, uma exposição sobre a história da marca e uma grande festa de celebração”,« diz a empresa, agora parte das Cervejas de Moçambique e deixa aqui a sua humilde, mas rica história. A história da cerveja Laurentina começou no início do século XX, na cabeça de um imigrante grego chamado Cretikos, que percorria os bairros ricos de Lourenço Marques para vender água fresca. Quando Cretikos se apercebeu de que não existia gelo para conservar o peixe que todos os dias era descarregado nas docas da cidade decidiu abrir a primeira fábrica de gelo e de água mineral de Moçambique (1916), Victoria Ice and Water Factory.
Em poucos anos, começou também a produzir refrescos e a sonhar com a primeira marca de cerveja feita em Moçambique.
O sonho realizou-se em 1932, quando o grego viajou até à Alemanha para contratar um mestre cervejeiro que desenvolveu uma receita de cerveja de estilo europeu a que Cretikos chamou Laurentina, em homenagem aos naturais de Lourenço Marques, os laurentinos.
Produzida há então 80 anos, a Laurentina, depressa se impôs entre as marcas mais conhecidas de cervejas africanas.
Hoje faz parte de um alargado portfolio de marcas nacionais (2M, Manica, Impala, Raiz) e internacionais (Castle Lite, Grolsch) da CDM - Cervejas de Moçambique, afiliada da multinacional SABMiller, uma das maiores cervejeiras mundiais.
A Laurentina é uma marca fortemente enraizada na cultura Moçambicana, associada à herança e mestria na produção de cerveja, sendo a cerveja mais premiada de sempre.
Tradição e qualidade são assim valores da marca mãe, que soube acompanhar as tendências e evoluir, abarcando conceitos como modernidade e irreverência, através da variante Preta, e sofisticação e estilo, no caso da variante Premium.
Momentos Importantes da Laurentina Clara
1932 - A fábrica Laurentina começou por ser uma fábrica de gelo, que neste ano lançou a cerveja Laurentina Clara.
1965 - É inaugurada a fábrica Mac Mahon em Maputo, cujo nome deu origem também ao nome da cerveja mais popular de Moçambique, a 2M.
1995 - Assinatura do acordo de privatização entre a SABMiller e o Governo de Moçambique, que conduziu ao estabelecimento da Cervejas de Moçambique SARL.
2002 - Aquisição da marca Laurentina e sua integração na CDM.
2003 - Em Dezembro, cotação da Cervejas de Moçambique SARL, a primeira empresa moçambicana na Bolsa de Valores de Moçambique. Com a cotação da Empresa, os trabalhadores passaram a deter 10% das suas acções.
2005 - Início da exportação da Laurentina Clara e Laurentina Preta para a África do Sul, sendo actualmente exportada também a Laurentina Premium.
2008 - A Laurentina Preta foi premiada com uma medalha de Ouro pelo Instituto de Qualidade Monde Selection, em Bruxelas. Lançamento, em Dezembro, de Laurentina Premium, a primeira cerveja premium nacional.
2009 - O Monde Selection atribuiu à Laurentina Premium o prémio Grand Gold, posicionando Moçambique como país produtor de cervejas de alta qualidade.
Canal de Moçambique – 10.10.2012, citado no Moçambique para todos

No comments: