Tuesday 16 October 2012

Aeroporto de Maputo: Terminal doméstico começa a operar

O NOVO terminal doméstico de passageiros do Aeroporto Internacional de Maputo, começou a ontem a operar formalmente. Entretanto, prevê-se que amanhã, o Chefe do Estado proceda à inauguração oficial do empreendimento, que passa a ser designado de terminal A.
De referir que o início das operações ontem, seguiu-se ao acto de entrega do empreendimento às autoridades aeroportuárias moçambicanas pela empresa chinesa AFECC – Anhui Foreign Economic Construction Group Co, Ltd, no passado dia 3 do mês corrente.
Segundo apurámos no local, na nova configuração do Aeroporto Internacional de Maputo, os passageiros domésticos passam a embarcar e a desembarcar no terminal A, enquanto o terminal B passa a funcionar exclusivamente para o tráfego internacional.
De referir que a construção do novo terminal doméstico faz parte da segunda fase do projecto de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Maputo, que iniciou em Março de 2011, com a demolição das antigas instalações, dando origem a construção de um novo terminal de raiz, em obras que duraram cerca de 20 meses.
O valor total da obra está estimado em cerca de 32 milhões de dólares norte-americanos.
O novo terminal doméstico dispõe de 14 balcões de atendimento para “check in”, equipados com tecnologia moderna de atendimento ao passageiro, gabinetes de trabalho, duas salas amplas para o embarque e desembarque com capacidade para atender simultaneamente 580 pessoas na “hora de pico”, concretamente 300 no momento de partida e 280 no acto da chegada.
O terminal está também equipado com balcão de informações aos passageiros, tapetes rolantes para processamento de bagagem, dispositivos de segurança contra incêndios, sistemas de segurança, entre outros.
Conta igualmente com uma área comercial, agências de viagens, serviços de aluguer de automóveis, restaurantes e lojas diversas.
A modernização total do Aeroporto Internacional de Maputo, que abrangeu os dois terminais, está avaliada em 130 milhões de dólares e arrancou em 2007, com a construção de um novo terminal internacional, uma sala VIP e uma torre de controlo de tráfego aéreo.


Notícias

No comments: