Sunday 14 October 2012

Costa do Sol: Praia poderá ter nova imagem

 
 
A PRAIA da Costa do Sol, na cidade do Maputo, vai ganhar uma nova imagem com a implementação de um projecto de recolha, gestão e reciclagem de resíduos sólidos depositados frequentemente pelos utentes daquele local.
O programa, designado “Praia limpa, praia gira”, terá a duração prevista de dois anos e consistirá na criação de equipas de limpeza da praia, separação do tipo de lixo para a sua posterior reciclagem.
A iniciativa é do Conselho Municipal de Maputo (CMM) em parceria com a Associação Moçambicana de Reciclagem (AMOR) com o co-financiamento da Cervejas de Moçambique (CDM) e da Moçambique Celular (mCel), cujos representantes assinaram ontem um memorando de entendimento para a sua operacionalização.
Falando na ocasião, Eurico Gonçalves e Mamudo Ibraimo, representante da CDM e da Mcel, respectivamente, comungaram da ideia de que o projecto vai servir para a protecção do meio ambiente e para a devolução da imagem limpa da praia.
“Defendemos uma praia limpa, ambientalmente protegida e como atractivo turístico daí as instituições terem aceite co-financiar o projecto”, afirmaram separadamente.
Stephane Temperman, da AMOR, explicou que a iniciativa “Praia limpa, praia gira”, surge da necessidade de garantir que aquele espaço se mantenha limpa e para tal é preciso efectuar limpezas constantes.
“Os restos de vidros de garrafas que são habitualmente na areia da praia levam milhões de anos a desaparecer ou isso chega a não acontecer e a única solução de limpar o local é recolhermos os resíduos ali depositados”, disse Temperman, acrescentando que a praia é também um local de obtenção de renda para muitas pessoas, daí que com o local limpo maior será o interesse dos munícipes em frequentá-lo.
Por sua vez, o presidente do município, David Simango, afirmou que o acordo assinado reflecte o compromisso que as quatro entidades signatárias têm com vista à manutenção do ambiente limpo da praia da Costa do Sol, em particular, e da cidade em geral.
Apelou para que o projecto seja usado como atractivo para outras entidades participarem no melhoramento do ambiente da cidade, que no próximo dia 10 de Novembro celebra 125 da sua elevação a este categoria sob o lema sob o lema: “Maputo, 125 anos: Celebrando a Diversidade Rumo ao Desenvolvimento”.
Refira-se que este não é o único projecto de género a ser lançado na capital do país. O anterior, designado “Praia Linda”, foi da iniciativa da empresa Pérola Negra, em parceria com o Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA). Com a duração de quatro anos, a iniciativa visava a promoção de campanhas de educação cívica, colocação de 200 latas de lixo, construção de barracas para apoio dos utentes durante a sua permanência na praia, mas este não chegou a ser implementado.

Notícias

No comments: