Thursday 18 October 2012

Mais de seis milhões de pessoas em insegurança alimentar

 
Representantes do PMA, FAO e FIDA, durante a conferência de imprensa














o 25% de pessoas a braços com a desnutrição no país. Ontem, dia mundial da Alimentação, a FAO, PMA e FIDA propuseram a consolidação do cooperativismo agrícola como a saída para eliminar as bolsas de fome no país.
Mais de seis milhões dos cerca de 23 milhões de moçambicanos debatem-se com algum tipo de insegurança alimentar, revelou a representantes do Programa Mundial de Alimentação (PMA), Lola Castro, em conferência de imprensa havida esta terça-feira, em Maputo, alusiva ao dia mundial da Alimentação.
“Os estudos do SETSAN (Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional) indicam que, aproximadamente, 24% da população (mais de seis milhões de pessoas) têm algum problema de insegurança alimentar durante o ano”, revelou a responsável para quem isso “não significa que, durante todo o ano, os 24% tenham problemas alimentares”. Tudo depende também dos anos, mas “os últimos estudos que se fizeram indicam para 24%”.
No entanto, está em curso outro estudo, este ano e o próximo, com vista à actualização dos números. “há problemas crónicos de crónica a má nutrição. Este último é um assunto que as Nações Unidas e o Governo estão a atacar com muita força”, disse Lola Castro.

No comments: