Thursday 25 October 2012

As várias visões das ameaças à paz e democracia no país

20 anos do Acordo Geral de Paz em debate.

Enquanto o partido no poder diz que a paz está em risco, a oposição defende que a existência de mentes capturadas pela Frelimo é ameaça à paz e democracia.
A Frelimo, a Renamo e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), principais partidos políticos no país, divergem quanto às atitudes que podem ameaçar os 20 anos de paz em Moçambique.
Enquanto o partido no poder diz que a paz está em risco devido a atitudes egoístas e belicistas, a oposição defende que a existência de mentes capturadas pela Frelimo e a falta de condições mínimas são as verdadeiras ameaças à paz e democracia.
Estas visões foram apresentadas numa conferência sobre a consolidação da paz e democracia em Moçambique, onde membros de dezenas de partidos políticos faziam uma radiografia aos 20 anos de paz em Moçambique, uma forma de encontrar os ganhos e desafios à consolidação deste bem alcançado em Roma, Itália, em 1992.
Num verdadeiro ataque a Afonso Dhlakama, o secretário do Comité Central da Frelimo para organização, Sérgio Pantie, afirmou que a democracia está ameaçada no país devido à existência de pessoas que tentam sequestrar a paz por interesses individuais. “Ninguém pode ser pretensioso ao ponto de tentar sequestrar a paz seja quais forem as suas reivindicações. As mesmas devem ser feitas dentro das regras constitucionais e das leis em vigor no país”, disse.

No comments: