Monday 8 October 2012

Alberto Vaquina é o novo Primeiro-ministro

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, exonerou hoje o primeiro-ministro, Aires Ali, e nomeou para o cargo Alberto Vaquina, governador de Tete, numa remodelação que atinge três ministros, um vice-ministro e três governadores provinciais.
 
Em despachos separados, o chefe de Estado moçambicano anunciou a saída de Aires Ali, que ocupava o cargo desde 2010, e dos ministros do Turismo, Fernando Sumbana, da Educação, Zeferino Martins, e seu vice-ministro, Augusto Jone, e do titular da pasta da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue.
Para o cargo de ministro do Turismo foi nomeado Carvalho Muária, até agora governador de Sofala, enquanto para a Educação foi indicado Augusto Jone.
Louis Augusto Mutomene Pelembe foi indicado para o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia, e Fernando Sumbana para a Juventude e Desportos, cargo que ocupou interina e cumulativamente com o de Turismo em 2008.
As mexidas atingiram também três governadores provinciais: de Tete, Alberto Vaquina, agora primeiro-ministro, substituído no cargo por Ratxide Gogo; da Zambézia, Itai Meque, que foi substituído por Joaquim Veríssimo; e o de Nampula, Felismino Tocoli, substituído por Cidália Manuel Chaúque.

No comments: