Friday 12 October 2012

Moçambique com nível mais baixo de desenvolvimento humano

Moçambique tem o nível de desenvolvimento humano mais baixo do mundo e faz parte do grupo de 187 países recentemente analisados pelo Índice de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial (BIRD).

Em África, Angola, República do Congo e o Gabão são outros “exemplos vivos” da situação, apesar da sua riqueza em petróleo, de acordo ainda com o Banco Mundial, realçando que naqueles países está a registar-se o aumento da percentagem da população que vive em extrema pobreza.
No geral, a distribuição de renda continua a ser muito desigual e a nível dos 12 países tidos como mais ricos em recursos petrolíferos a parcela dos 20% da população é de apenas cerca de 6%, comparável ao de países não ricos em recursos.
“Em grande medida, os benefícios do crescimento não atingiram os segmentos mais pobres da sociedade”, realça o Banco Mundial, apontando também Nigéria e Zâmbia como países que estão entre os ricos em petróleo mas com os níveis de pobreza a agravarem-se.
Vulnerabilidade alimentar
Por outro lado e segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Moçambique figura também na lista de países com prevalência de insegurança alimentar, particularmente, em milho e trigo, de parceria com Lesoto, Malaui, Zimbabué, Quénia, Etiópia, Mauritânia, Eritreia, Congo, Senegal, Sudão, Mali, Níger e Sudão do Sul.
Estas informações constam do documento do Banco Mundial que faz análise das projecções do crescimento da economia mundial, realçando que na África Subsariana as mesmas projecções indicam que em 2012 o nível de crescimento será de 4,8%, mantendo-se inalterado em relação à taxa de crescimento de 4,9% de 2011.
Excluindo a África do Sul, a maioria das economias do continente deverá crescer até finais do presente ano para 6% e as exportações iriam recuperar de maneira notável no primeiro trimestre de 2012, registando um crescimento a um ritmo de 32% de aumento comparativamente aos 11% registados no primeiro trimestre de 2011.


Correio da Manhã, citado em A Verdade

No comments: