Wednesday 17 October 2012

Primeiros carros no mercado em finais do ano

As primeiras viaturas fabricadas em Moçambique e que vão ostentar uma marca nacional chegarão ao mercado em finais do ano, segundo garantia dada por Arão Nhancale, presidente do Conselho Municipal da Matola, cidade onde a fábrica está em fase de instalação.
A fábrica de viaturas, que numa primeira fase vai produzir carrinhas de transporte semi-colectivo de passageiros destinados a minorar a falta de transporte que assola as cidades de Maputo e Matola, está situada no parque industrial desta última urbe.
Nos dias que correm, a indústria pioneira nacional de automóveis encontra-se na fase final da montagem do equipamento e da construção das chamadas naves para o fabrico de viaturas.
Erguida no antigo estaleiro dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), na Machava, a unidade industrial vai produzir carros da marca Matchedje, nome de uma localidade do distrito de Sanga, a norte da província do Niassa, onde se realizou o 2º congresso da Frelimo.
A unidade fabril, cuja instalação está orçada em perto de 150 milhões de dólares, ambiciona alargar a sua actuação para a montagem de motociclos.
O projecto, que resulta da parceria entre o Governo moçambicano e a China Investiment, tem, numa primeira fase, o território nacional como seu mercado-alvo. Mais tarde a firma pretende expandir o seu negócio para toda a África.
O Conselho Municipal da Matola está a disseminar o projecto junto da população circunvizinha da fábrica, atendendo que o ambiente da zona poderá ser afectado a partir do momento do arranque da produção.
“Os donos da fábrica garantem produzir no primeiro ano 30 mil unidades, para depois elevar a produção para cem mil carros por ano”, esclareceu Nhancale. As estimativas apontam para a criação de 1500 empregos.


Diário de Moçambique

No comments: