Sunday 29 April 2012

Turismo vira centro da campanha eleitoral em Inhambane


Nhaca diz que munícipes devem beneficiar das receitas do sector

Benedito Guimino visitou a Ilha de Inhambane, local, potencialmente turístico, mas onde só residem dificuldades. Lá pediu voto para melhorar a situação dos residentes da zona.
O candidato do MDM à presidência do Município de Inhambane, Fernando Nhaca, diz ser altura de o município e os respectivos cidadãos tirarem benefícios do facto de aquela cidade ser detentora das melhores praias do país e, por essa razão, atrair milhares de turistas idos de todos os cantos do mundo.
No entanto, na hora de tirar dividendo, nenhum residente de Inhambane vê o que é feito das receitas arrecadadas da actividade.
Por isso, como sua primeira acção, diz Nhaca que vai procurar saber para onde vai o dinheiro proveniente do turismo e, se for necessário, os operadores turísticos terão de pagar taxas ao município pela sua actividade.
Fernando Nhaca diz ainda que pretende negociar com os operadores para que seja obrigatório que eles empreguem jovens oriundos daquela cidade nas suas instâncias turísticas e assim reduzir o alto índice de desemprego.
O candidato do MDM mostrou sua indignação no bairro Chembeze onde efectuou campanha durante o dia de ontem. O referido bairro é dos mais pobres de Inhambane e com crónicos problemas de desordenamento urbano, tendo por isso, prometido ordenar o bairro quando for presidente do município.
Na ocasião, o candidato do MDM queixou-se do facto de a empresa Electricidade de Moçambique estar a levar a cabo novas ligações de energia eléctrica nalguns bairro de Inhambane. Nhaca diz que o momento não é oportuno porque a acção pode influenciar o sentido de voto para o seu adversário da Frelimo e, por isso, entende que aquela empresa está a fazer campanha eleitoral.

Francisco Mandlate, O País

No comments: