Sunday 29 April 2012

Respostas do Governo provocam sentimentos diferentes nas bancadas


Enquanto Renamo e MDM criticaram o que chamam de “falta de acção do governo” para melhorar a vida dos moçambicanos, a Frelimo elogiou o que considera “acções visíveis na melhoria da qualidadede vida do povo”.

O governo voltou ontem à Assembleia da República para responder às perguntas de insistência dos deputados, na sessão dedicada às informações do executivo. Os mega-projectos, a fraca qualidade de ensino, o roubo de medicamentos nos hospitais públicos e as fragilidades do fornecimento de energia eléctrica foram as questões que vieram ao centro do debate.
A oposição criticou as acções do Governo e acusou-o de nada fazer para melhorar a vida dos moçambicanos.
“Moçambique é um país riquíssimo em recursos naturais, mas, por causa da fraca qualidade de ensino, não temos técnicos nacionais ou pessoas que sabem lidar com esses recursos para produzirem riqueza e estes mesmos recursos são geridos por estrangeiros, perante o olhar impávido do Governo. Isto é uma forma de aumentar a pobreza”, defendeu a deputada da Renamo, Anastácia Xavier.
Para o MDM, saber sobre o por quê das fraquezas no fornecimento de energia eléctrica é uma questão fundamental para os moçambicanos.
“Nós dizemos todos os dias que a HCB é nossa, mas ainda não estamos a ver os resultados. A qualidade que se fornece ao país é de fraca qualidade e o preço muito alto. A explicação do ministro da energia sobre o assunto não satisfaz a ninguém”, afirmou Alcinda da Conceição, deputada do MDM.

André Manhice, O País

No comments: