Sunday 29 April 2012

UE concede 67.3 milhões de euros mas lança recados sobre transparência


Para apoiar o país no alcance dos ODM.

O representante da UE, Paul Malin, disse que os contribuintes devem ficar convencidos de que o seu dinheiro está a ser devidamente usado para os fins propostos e de forma transparente.
A União Europeia (UE) concedeu, ontem, ao governo moçambicano 67.3 milhões de euros, o equivalente a 2 400 milhões de meticais, de apoio aos esforços para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). No acto da assinatura do acordo para este financiamento adicional, o representante do grupo dos 27 no país, Paul Malin, disse que o apoio dado ao país deve ser justificado com resultados concretos e visíveis, num processo que tem como bandeira a transparência e a boa governação.
“Mesmo dentro de uma crise financeira, a Europa continua a ser um parceiro-chave para os governos do mundo em desenvolvimento. Mas não nos enganemos: o clima para a assistência para o desenvolvimento está a mudar. O status quo já não se aplicará, teremos de trabalhar duramente, em conjunto, para justificar o nosso financiamento”, disse Malin.
Na ocasião, o embaixador falou da necessidade dos contribuintes ficarem convencidos de que o seu dinheiro está a ser devidamente usado para os fins propostos e de forma transparente, sublinhando ainda que “embora o nosso compromisso com o desenvolvimento não tenha mudado, a nossa forma de proceder mudará”.
O diplomata disse que o apoio dado pela UE para a aceleração do processo de alcance dos ODM justifica-se por ser um país “onde, apesar de taxas muito elevadas de crescimento, a pobreza ficar a níveis altos que todos consideram inaceitáveis”.

O País

No comments: