Sunday 29 April 2012

Chegou o dia da decisão

Eleições intercalares em Inhambane.

Os munícipes de Inhambane devem escolher hoje o seu representante para este ano e início do próximo. A eleição conta apenas com observadores nacionais num total de 135.
Guimino ou Nhaca... a urna é que dirá!
É hoje, a partir das 07h00, que Inhambane deverá decidir sobre o próximo presidente do Conselho Municipal.
Numa eleição há bastante esperada, os residentes da “Terra de Boa Gente” têm, finalmente, a decisão na ponta dos dedos.
A eleição de Inhambane tem a particularidade de não ser observada por nenhuma organização estrangeira, quebrando, assim, a tradição das anteriores eleições intercalares, onde dos 326 observadores acreditados para acompanhar a justeza e transparência do escrutínio, 22 eram estrangeiros.
Se nas últimas eleições intercalares Quelimane movimentava 210; Cuamba 64 e, por fim, Pemba, 30, as intercalares de Inhambane são assistidas apenas por organizações da sociedade civil radicadas no país, num total de 135 observadores, conforme dados a que o “O País” teve acesso ontem.
Nem mesmo a tradicionalista União Europeia (UE), desta vez, se lembrou de vir a Moçambique.
Apesar do seu potencial turístico, este facto poderá explicar a pouca “guerra” que existe por Inhambane, se comparado, por exemplo, com Quelimane e Pemba, nas últimas eleições.

Observadores confirmados
O Fórum Provincial de Observação Eleitoral, composto por Organizações Não-Governamentais que operam em Inhambane, acreditou 17 observadores locais; o Observatório Eleitoral, com sede em Maputo, levou a Inhambane 55 observadores; e os restantes são jovens do Parlamento Juvenil, encabeçados pelo seu presidente, Salomão Muchanga.


Tudo a postos


Para garantir uma eleição tranquila, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) alocou, aos 23 bairros do município de Inhambane, 54 mesas de votos que foram instaladas nas escolas primárias e secundárias, com excepção de uma que se vai localizar no campismo da Praia de Tofo.
Em termos da mão-de-obra, foram contratados 270 membros das mesas de voto que vão dirigir o momento mais solene da votação.

Sérgio Banze e Francisco Mandlate, O País

No comments: