Sunday 29 April 2012

Política de vistos não foi alterada – Embaixada

Moçambique não alterou a sua política de vistos de turismo, não obstante o crescente número de pedidos registados nos últimos tempos, reafirmou esta Quinta-feira o adido consular da Embaixada em Lisboa, Hélio Nhantumbo.
'Moçambique não mudou a política de vistos para turismo quer para portugueses, quer para qualquer outro estrangeiro que pretenda entrar em Moçambique', sublinhou Hélio Nhantumbo, em contacto esta Quinta-feira com a AIM, em Lisboa.
A reacção de Hélio Nhantumbo surge na sequência de 'alguns mal-entendidos' por parte de certos cidadãos que pretendem deslocar-se a Moçambique, provavelmente por falta de informação adequada.
O adido consular aconselha os interessados que o balcão de atendimento público na Secção Consular na Embaixada de Moçambique em Lisboa está preparado para fornecer informações necessárias. Moçambique conta neste momento com dois Consulados em Portugal, localizados em Lisboa, no Centro, e Porto, no Norte.
Ao abrigo da Lei em vigor em Moçambique, para efeitos de turismo é exigido basicamente aos requerentes Passaporte com validade não inferior a seis meses, duas fotografias tipo passe, fotocópia da passagem de ida e volta, comprovativo de condições de alojamento.
Relativamente ao alojamento, 'pretende-se que o requerente ao visto de turismo mostre o comprovativo da reserva do hotel. Se o alojamento for na casa de um familiar ou amigo, o Consulado solicita um termo de responsabilidade', disse Hélio Nhantumbo, sublinhando tratar-se de procedimento normal para garantir a 'segurança do viajante e a soberania do país'.
Actualmente, segundo a fonte, o Consulado de Moçambique em Lisboa chega a emitir mais de 30 vistos por dia, sendo a categoria de visto turístico a mais solicitada.
Para além de visto de turismo, o Consulado concede igualmente os da categoria de visitante, de negócio, de residência, de trabalho, entre outras previstas na Lei moçambicana.
A Embaixada de Moçambique em Lisboa prevê lançar na próxima semana o seu site (sítio electrónico da Internet), como forma de permitir maior divulgação dos serviços do Consulado, bem como a actividade da própria Embaixada.

(RM/AIM)

No comments: