Sunday 29 April 2012

Renamo apela à calma e diz ser pela paz

A Renamo, através de Simão Bute, comandante da segurança de Afonso Dhlakama, veio ontem a público apelar à calma por parte dos cidadãos e disse que o seu partido é pela paz, não havendo razões para pânico. Bute revelou que, após os confrontos com as forças policiais, Dhlakama tem estado em contacto permanente com o Presidente da República, Armando Guebuza, com quem acordou a necessidade de se salvaguardar a boa imagem do país evitando a violência.
A fonte referiu que Afonso Dhlakama enviou uma mensagem ao Chefe de Estado, alegadamente porque na altura este estava nas cerimónias do Dia Internacional da Mulher e, em resposta, pediu para que não haja guerra.
“Eu, Bute, vi a mensagem do Presidente Guebuza que diz assim: estou a pedir para tranquilizar os homens e não haver disparos na cidade. Me aguarde em Abril, estarei ai em Nampula para continuarmos com nosso diálogo e chegaremos a uma conclusão”, disse.
“Face a esta mensagem”, prosseguiu Simão Bute, “e porque nós, a Renamo, somos pela paz, o presidente me mandou falar a jornalistas e tranquilizar a população que não há guerra, cada um deve seguir a sua vida normal e aguardar até novas decisões”.
Na ocasião, o comandante da segurança de Dhlakama negou que os 23 indivíduos detidos sejam membros da Renamo, assegurando que a sua força “está saudável” e sob seu controlo.
Acrescentou que sete agentes da Força de Intervenção Rápida perderam a vida durante os confrontos e não apenas um, como é veiculado pela Polícia.

Diário de Moçambique

No comments: