Sunday 29 April 2012

DIÁLOGO CONSTRUTIVO: Guebuza e Dlhakama conversam em Nampula


O PRESIDENTE da República Armando Guebuza e o líder da Renamo Afonso Dlhakama reuniram-se ontem na cidade de Nampula, para dialogarem sobre vários aspectos ligados à vida política e económica do país.
No encontro, abordaram igualmente os acontecimentos do passado dia 8 de Março, em que os antigos guerrilheiros da Renamo se confrontaram com a polícia, na rua dos “sem medo”, naquela província.
No final do encontro, que durou cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos, o líder da Renamo falou a jornalistas, dizendo que a reunião girou à volta de vários assuntos de interesse para o país enumerando, sem entrar em detalhes, a politica das Forças Armadas de Moçambique, da policia e da força de intervenção rápida bem como a economia do país, particularmente os investimentos.
Dlhakama diz que não houve nenhuma solução dos pontos discutidos, mas clarificou que discutiram também sobre a maneira como os órgãos eleitorais são constituídos no país e as práticas das eleições em Moçambique.
O líder do maior partido da oposição diz que estes encontros encorajam e tranquilizam o povo moçambicano porque, segundo suas palavras, procuram a solução de vários problemas que o país enfrenta e dão a certeza que a Renamo não vai fazer a guerra.
“Especificando o ataque que a Frelimo fez à nossa sede no passado dia 8 de Março, queixei-me ao meu irmão Guebuza e ele lamentou o sucedido. Até hoje não reagimos porque não nos interessa fazer a guerra”, disse Afonso Dlhakama.
Diz que em relação aos órgãos eleitorais, “empurramos” o assunto para a Assembleia da Republica. “Eu voltei a falar lhe sobre o artigo 85 que permite o enchimento das urnas. A discrepância entre o número de votos encontrados nas urnas e os cadernos” disse.
Afonso Dlhakama diz ter ficado satisfeito com o encontro e com a flexibilidade que encontrou por parte do Presidente da República, repisando que a Renamo não mais vai fazer a guerra.
“Não marcamos a data do próximo encontro, mas trocamos números de telefone e o Presidente Guebuza se mostrou disponível a atender-me sempre que necessário. Fizemos um acordo de que pode haver outros encontros, mas sobre coisas leves podemos falar ao telefone à semelhança do que já fazia com o Presidente Chissano” disse o líder da Renamo, respondendo a uma pergunta sobre um eventual próximo encontro.
Dlhakama escusou-se a responder a uma pergunta sobre a permanência de seus ex-guerrilheiros na sede provincial do partido, situada no bairro dos poetas afirmando apenas que “isso é outra coisa”.
Este é o segundo encontro entre o Chefe do Estado e o líder da Renamo. O primeiro teve lugar a 8 de Dezembro do ano passado, igualmente na cidade de Nampula.

Carlos Coelho, Notícias

No comments: