Sunday 29 April 2012

Arrancou esta madrugada campanha eleitoral em Inhambane

Eleições Intercalares de 18 deste mês.
Os candidatos têm os próximos 13 dias para convencer a maioria dos 43 mil eleitores a votar nos seus programas. A Frelimo e o MDM dizem-se prontos. A CNE apela ao civismo, à correcção e à urbanidade
Começam, hoje, a contar os 13 dias da campanha eleitoral para as eleições intercalares de 18 de Abril deste ano.
Benedito Guimino, candidato da Frelimo, e Fernando Nhaca, do MDM, são os únicos e potenciais candidatos à governação municipal, em substituição de Lourenço Macul, falecido a 13 de Dezembro do ano passado.
São mais de 43 mil registados para votarem a 18 de Abril. Cada um tem apoio do seu partido e não poupam esforços na mobilização de meios materiais e humanos para garantir a vitória.

Frelimo com toda a logística garantida
A partir de zero hora de hoje, a cidade de Inhambane começou a ser infestada com panfletos e dísticos com imagens dos dois candidatos. Segundo o chefe da brigada Central da Frelimo, José Pacheco, até ontem, o seu partido já havia recebido cerca de 80% de todo o material de que precisa para a caça ao voto, que inclui material de propaganda (camisetas, capulanas, panfletos) e meios circulantes (viaturas, motorizadas e bicicletas).
José Pacheco apelou aos membros e simpatizantes do seu partido para pautarem pelo civismo, ordem e respeito à lei eleitoral durante os dias da campanha, aconselhando-os a evitar envolver-se em escaramuças, mas sim em acções que levem o candidato do seu partido a vencer o escrutínio deste mês.
Por seu turno, o porta-voz da Frelimo a nível da cidade de Inhambane, Orlando Massingarela, garantiu que as brigadas da campanha eleitoral vão privilegiar mais a campanha porta-a-porta, o contacto interpessoal e apenas alguns comícios populares. No fim, espera-se, diz, que Benedito Guimino (candidato da Frelimo) saia vitorioso.

Campanha do MDM
O secretário-geral do MDM, Luís Boavida, que já se encontra em Inhambane, garantiu que o seu partido já estava pronto para o arranque da campanha faz 15 dias. O trabalho político do MDM para estas eleições vem desde o tempo do recenseamento. O partido teria, alegadamente, ajudado os órgãos de administração eleitoral a convencer os cidadãos com idade eleitoral a recensearem-se, o que fez com que se ultrapassasse a meta prevista pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), que previa recensear cerca de 4 mil novos eleitores, mas que conseguiu cerca de 7 mil.

Francisco Mandlate, O País

Dois professores, um município! Leia aqui!

No comments: