Monday 4 May 2009

Samora Machel foi um verdadeiro ditador como Estaline em maus-tratos à população portuguesa




Embora essa vergonhosa atitude, própria de extremista complexado e repleto de ódio racial não seja novidade para o mundo, transcrevo porque penalizou injustamente vidas e o futuro de milhares de moçambicanos de todas as cores e origens e um País chamado Moçambique, que ainda hoje se ressente económica e socialmente dessa verdadeira, insana e irresponsável loucura.

Afinal quem não lembra, naquela época tremenda de 74/75, os aeroportos moçambicanos repletos de famílias luso-moçambicanas que, assustadas e ameaçadas a cada discurso demagogo e populista desse senhor, abandonavam todos os seus bens fruto de muito trabalho e suor e buscavam lugar e abrigo nos aviões de volta a Portugal?



(FONTE: http://www.foreverpemba.blogspot.com/ )



NOTA:


O comentário transcrito refere-se a um texto amplamente divulgado a propósito do tratamento infligido pela Frelimo aos brancos, muitos deles moçambicanos. Recentemente postei neste espaço o referido texto.
Esta versão tem sido negada por alguns apologistas da Frelimo mas essas páginas vergonhosas da nossa História continuam bem vivas na memória de muitas testemunhas.
É necessário recordar estes acontecimentos pois ainda hoje certos confusionistas aparecem com atitudes tribalistas e racistas.
Para que certos espertalhões não tirem conclusões apressadas, revelo aqui que eu não sou retornado e que a minha família escolheu ficar em Moçambique.

3 comments:

Anonymous said...

Isso e tudo verdade, os meus Pais contavam-nos muitas 'historias' cujo principal protagonista foi S. Machel. Eles tambem escolheram ficar em Mocambique, sairam muitos anos depois, por motivos de saude. Quem diz que S. Machel foi um heroi, deve estar a enganar-se a si proprio, pois todos sabemos que nao foi assim... Vivemos dias de terror e opressao durante o seu regime. Eu nao odeio ninguem, mas JAMAIS me esquecerei ou direi que nao aconteceu so para 'lamber as botas' a alguns. Maria Helena

JOSÉ said...

O meu grande problema e que certas pessoas negam estes acontecimentos, este branqueamento da Historia preocupa-me mesmo, devemos ser honestos na interpretacao do passado e tentar aprender. Se nao aprendemos com o passado podemos repetir os mesmos erros.
Isto e importante porque o racismo e o tribalismo estao bem vivos em Mocambique!

wizzard said...

Samora Machel foi um ditador criminoso que arrasou Moçambique.