Tuesday 26 May 2009

Daviz nomeia antigo edil como delegado político do MDM


Manuel dos Santos é provável delegado do MDM em Nacala-Porto

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) nomeou o antigo presidente do município de Marromeu, João Germano Agostinho, para o cargo de delegado político distrital desta formação política.
Refira-se que este é mais um caso de dissidência na Renamo, tendo em conta que João Germano Agostinho chegou à presidencia do município de Marromeu em Sofala em representação da “perdiz”, em 2003.
Em 2008, nas últimas eleições autárquicas, Agostinho concorreu para o segundo mandato, ainda sob chancela da Renamo, mas perdeu para Palmerim Rubim, da Frelimo. Continuam no segredo dos deuses as razões de fundo para o seu abandono.
Entretanto, o MDM nomeou ainda Filipe Johane Machate para ocupar o cargo de director distrital do seu gabinete eleitoral em Marromeu, município que outrora era considerado terreno da Renamo, razão pela qual a Frelimo foi derrotada nas eleições autárquicas de 2003.

Manuel dos Santos é o próximo?

O antigo edil de Nacala-Porto, Manuel dos Santos, é apontado como o próximo a integrar a lista dos dissidentes da Renamo para se juntar ao MDM, conforme soube “O País” através de uma fonte bem colocada dentro do movimento liderado por Daviz Simango.
Segundo a mesma fonte, Dos Santos poderá ocupar o posto de delegado político em Nacala-Porto, município que chegou a governar, o qual perdeu na segunda volta das eleições autárquicas de 2008, a favor do candidato da Frelimo, Chale Ossufo, em Fevereiro último.
Apontam-se como prováveis causas da saída de Manuel dos Santos da Renamo as supostas desinteligências com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, na sequência da sua recusa em cumprir uma ordem emanada pelo partido de não entregar as chaves da cidade ao candidato da Frelimo alegadamente por a vitória ter sido fraudulenta.

( O País, 26/05/09 )

2 comments:

Anonymous said...

Penso que se apostou nos candidatos ideais. Manuel dos Santos fez o que achou ser correcto, eu dou-lhe os parabens. Precisamos de pessoas a altura, que possam zelar pelos interesses do povo e pela implantacao da democracia e liberdade para TODOS os mocambicanos. Maria Helena

JOSÉ said...

Pessoas activas e competentes são sempre bem-vindas e o MDM vai ganhar muito com estes membros.