Tuesday 5 May 2009

Nyandayeyouuu! !! : Um Poema de Inoque Matangalane

Gostaria de falar
Estou cansado de calar
Torna-me difícil fingir de cego
é difícil fingir de mudo,
Estou cansado de ver tanta podridão
que encaminha o povo à ilusão
Estou cansado de ouvir e engolir promessas falsas
quero vestir a verdade,
mas não tenho calças
Gostaria de retirar
a dor que sinto dentro de mim
preciso expressar
o que realmente vem do fundo de mim
apenas dessa maneira, a minha dor terá fim

Nyandayeyouuu! !

Preciso dum emprego
quero trabalhar
para não roubar
Preciso de sossego
mas quando encontro
o tal emprego sou escravizado
desprezado e mal pago
racismo ainda existe
Vivo um pesadelo
Gostaria de falar,
mas sinto-me afogado
sinto-me fora do mundo dos vivos
sinto um tiro na minha testa
Sinceramente, esta vida não presta
Moçambique País da marrabenta,
afinal qual será o ponto final?
de tanta dor, de tanto luto, de tantas lágrimas?

Nyandayeyouuu! !!


Gostaria de ser alguém
pra lutar contra a pobreza absoluta
pra lutar contra a corrupção
contra a prostituição, sem cartão
que predomina no país como combustão
falo assim porque sou carvão
Mas não tenho condições
meu sonho era estudar
mas por fim ao cabo vou assaltar
roubar e matar
peço esmola na rua,
durmo por baixo da ponte à luz da lua
mas ninguém solta uma simples moeda
limitam-se a olhar-me e chamar-me de merda
alguns chamam-me maluco
mas na verdade, eu sou xibhuku
das realidades do povo Moçambicano...

NB: Xibhuku = Espelho (Inoque Matangalane)

( Canal de Moçambique, 05/05/09 )

4 comments:

Shirangano said...

Uau… uma descrição poética bastante criativa da realidade de muitos cidadãos pacatos cansados de inalar muita porcaria. Gostei muito.
Parábens Inoque, muita força!

JOSÉ said...

Desconheço a obra deste poeta, mas sem dúvida que retratou com mestria a triste realidade da Pátria amada.

Abraço forte!

Anonymous said...

Um poema que nos toca e que lida com a realidade diaria dos paises menos desenvolvidos. Uma forma de escrever poesia com uma vertente politica. O autor esta de parabens! Maria Helena

JOSÉ said...

Estou em contacto com o autor e certamente que passarao por aqui mais exemplos deste genero de intervencao social.