Friday 23 October 2009

SAVANA


ULTIMA

A hora do fecho

Os escribas de serviço da “Casa Branca”não ajudam o partido quando rotulam de anti-frelimistas todos aqueles que criticam a forma como a CNE está a gerir este processo eleitoral. A lógica desse tipo de pensamento é de que a CNE está a fazer tudo para favorecer o partido, e consequentemente os anti-frelimistas não gostam. É o lambebotismo na sua mais alta expressão.

Um leitor ligou-nos esta terça-feira para dizer que todas as instituições do Estado em Marracuene estavam encerradas naquele dia por causa de uma reunião da Frelimo. De facto eles é que fizeram, eles é que fazem, eles é que farão. Eles fazem-nos mesmo sofrer.

Falando de instituições do Estado paralisadas pela campanha dos fazedores. Um grupo de jornalistas estrangeiros esteve no país muito recentemente. O seu objectivo era visitar projectos financiados pelo seu governo, numa tentativa de contrariar o sentimento negativo que reina entre o seu público sobre a ajuda ao desenvolvimento. Na Zambézia, numa escola beneficiária desse projecto, não encontraram nem alunos nem professores, porque estes últimos estavam envolvidos na campanha da Freli. Como os tipos são bons a dar tiros nos seus próprios pés!

O boletim sobre o processo político em Moçambique estima que a campanha do Cachimbo esteja a gastar cerca de 27 milhões de meticais em aluguer de helicópteros, mais de metade do financiamento do Estado para a campanha eleitoral. Crise? Mas qual crise…

O político do turbante e das capulanas de cores vistosas foi nomeado chefe de uma delegação especial, que irá trabalhar nas províncias do norte do país, para persuadir os cidadãos muçulmanos daquela região a votarem na Frelimo e em Guebuza. Comer maçaroca e tocar batuque como anima.

Finalmente o sonho de levar o carvão dos brazucas via Nacala verá a luz do dia esta sexta-feira. Roger Agnell voo de propósito para Nampula. Jovem tigre esfrega as mãos e a frel juntou útil ao agradável.

Nyeleti Mondlane, uma das filhas de Eduardo Mondlane, apareceu na Zambézia a afirmar que Uria Simango foi quem matou o pai. Tudo aconteceu após Daviz Simango ter passado por aquelas bandas também em campanha eleitoral. É o vale tudo, até tirar o olho.

Em voz baixa
A campanha de perseguição aos observadores do Velho Continente está ao rubro. As más-línguas dizem que o objectivo em colocá-los na defensiva e desacreditar qualquer relatório embaraçoso.

No comments: