Sunday 11 October 2009

A bandeira de Moçambique







Acabo de ler dois excelentes textos na blogosfera a propósito da bandeira de Moçambique. Um tem o título "Sonhando com uma Kalashnikov no dia da PAZ!" e foi escrito por Manuel de Araújo.
O outro texto intitula-se "Peço um Voto Contra a AK 47 ou a Kalashnikov " e foi escrito por Custódio Duma. Confira aqui e aqui .
Quando se tornou independente, Moçambique adoptou uma bandeira baseada na bandeira da Frelimo (na imagem, à direita). Anos mais tarde a bandeira foi sustituída pela própria bandeira da Frelimo, situação que se mantém até agora.
Com o advento do sistema multipartidário, admitiu-se na altura que a bandeira seria mudada, tal como aconteceu com o Hino Nacional. A bandeira acabou por não ser mudada, segundo se consta devido à pressão da ala dura da Frelimo que alega que por razões históricas se deve manter esta bandeira. Recorde toda a controvérsia aqui .
A minha opinião pessoal é que a bandeira de Moçambique não representa a realidade democrática de Moçambique e por isso deve ser mudada.

No comments: