Wednesday 14 October 2009

Campanha Eleitoral


Caça ao voto na Cidade de Maputo

MDM promete melhorar saneamento em Xipamanine


Maputo (Canalmoz) – No trigésimo e primeiro dia da campanha eleitoral, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), escalou esta terça-feira o populoso bairro de Chamanculo e o mercado de Xipamanine, na Cidade de Maputo. Na sua habitual estratégia de contacto interpessoal e de campanha porta-a-porta, prometeu melhorar o sistema de saneamento.
Em contacto com os moradores daquele bairro, os membros do MDM explicaram que caso aquele partido vença as eleições de 28 de Outubro próximo, haverá mudanças de fundo na estrutura urbana daquele bairro, cujo sistema de drenagem, no dizer deste partido liderado por Daviz Simango, está carecendo de profundas reformas.
Quando chove vive-se um autêntico drama naquele bairro com as águas a evadir as casas, dificultando sobremaneira a transitabilidade. Um outro problema causado pelas águas estagnadas é proliferação de mosquitos. As doenças são por isso uma grande preocupação de quem reside nestes bairros da capital do País.
Partindo desse pressuposto, os membros do «Galo» pediram aos moradores daquele bairro que votem em Daviz Simango e no seu partido, de modo a que esses e outros problemas sejam resolvidos.
Na segunda-feira, o partido do «Galo» escalou o bairro e mercado de Zimpeto. Nos contactos interpessoais prometeu à juventude “um futuro diferente”. Disseram que “a juventude não pode estar votada ao esquecimento num país onde esta corresponde ao grosso da população”. No Zimpete o MDM pediu também votos aos vendedores que desenvolvem suas actividades nas bermas da estrada, fora dos limites do mercado grossistas.
O partido de Daviz Simango prometeu àqueles vendedores, a sua inclusão nas bancas do mercado, pois segundo justificaram eles também são moçambicanos e têm direito a um lugar para desenvolver a sua actividade comercial. É bastante elevado o número de cidadãos que se aglomeram fora do Mercado do Zimpeto, essencialmente grossista, a desenvolverem as suas actividade retalhistas.

(Matias Guente, Canalmoz,14/10/09)

-------------------------------------------------------

Campanha em Maputo-Província

MDM promete electrificar Khongolote


Maputo (Canalmoz) – Em mais uma jornada de caça ao voto, o Movimento Democrático de Moçambique escalou ontem o bairro de expansão de Khongolote, no Município da Matola, onde prometeu ao eleitorado local que caso vença as eleições no próximo dia 28 de Outubro, vai electrificar todo o grandioso bairro de Khongolote. Esta promessa, segundo o partido de Daviz Simango, enquadra-se na pretensão do MDM que visa dar resposta a pedidos veiculados pela população, solicitando a electrificação do bairro.
Khongolote é um bairro emergente que surge no âmbito do reassentamento da população afectada pelas cheias do ano 2000. E até esta data, passados cerca de 9 anos, a questão de fornecimento de energia ainda é uma preocupação constante para os moradores.
O MDM apercebeu-se desta preocupação dos moradores do bairro, e empunhando dísticos, colando e distribuindo panfletos, ia prometendo soluções às preocupações da população.
O ponto mais alto da campanha do MDM foi no mercado local de Intaka, onde usou o método de contacto interpessoal com os potenciais eleitores. O responsável da campanha deste partido na Matola, Armando Mahumana, disse que o objectivo do seu partido é garantir que a sua mensagem seja entendida e fazer valer a confiança dos eleitores neste novo partido emergente.
A brigada dirigida por Armando Mahumana, delegado político do partido a nível de Maputo, foi recebida neste bairro com um pouco de receio por parte dos populares, mas à medida que os membros do MDM divulgavam a sua mensagem, os populares iam-se interessando mais.
O receio por parte dos populares, foi caracterizado pelo delegado político do MDM, nesta província, como “resultado das intimidações feitas pela Frelimo”.

MDM garante democracia

O delegado político desta formação política, falando aos populares em Khongolote referiu que “o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) vai garantir uma democracia efectiva em que cada moçambicano seja o próprio a participar na construção e garantia da democracia no país”. A fonte disse que esta preocupação com a democracia se enquadra no perigo em que a democracia do país está. Referiu que está iminente a extinção da democracia.
Mahumana para sustentar a sua preocupação recordou o facto do Conselho Constitucional ter chumbado o recurso interposto pelo seu partido a reclamar a decisão da Comissão Nacional de Eleições de excluir o MDM de alguns círculos eleitorais, alegando insuficiência de documentos e processos.
O delegado provincial do MDM faz um balanço positivo da campanha eleitoral em Maputo, não obstante lembrar o “cenário de violência que se verifica noutras pontos do país”.

A campanha é pacífica para MDM

A inviabilização da campanha por parte de militantes de partidos políticos, tem-se verificado um pouco por todo o país. O MDM diz que a nível de Maputo são poucos os casos de inviabilização, por parte da Frelimo, Renamo e outros partidos. Armando Mahumana, delegado político na província de Maputo do partido presidido por Daviz Simango, caracteriza de “pacífica” a forma como está a decorrer da campanha eleitoral concretamente a nível de Maputo-Província. Refere, no entanto, que “houve uma tentativa, por parte de desconhecidos de incendiar a sede provincial do MDM” implantada na zona Machava, bairro da Cidade da Matola.

(António Frades, Canalmoz, 14/10/09)

----------------------------------------------------------

Nampula: Simango promete reduzir o IVA

O CANDIDATO do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, promete reduzir o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de 17 para 14 por cento, modernizar a agricultura no país, dinamizar o comércio rural, bem como aumentar os postos de trabalho, caso vença as próximas eleições presidenciais. Maputo, Quarta-Feira, 14 de Outubro de 2009:: Notícias
Simango, que se encontra a fazer uma digressão pela província de Nampula desdes sábado, tem destacado nas suas mensagens de propaganda eleitoral a pessoa humana como o centro e a razão fundamental de todo o processo social, económico e político, sublinhando a necessidade de o Estado servir efectivamente o cidadão.
O líder do MDM considera essencial a existência de uma efectiva igualdade de oportunidades que permita a todos os cidadãos iguais condições de desenvolvimento.
Por isso, em caso de vitória, Simango diz que o seu governo irá privilegiar a abertura de linhas de crédito bancário para o financiamento de pequenas e médias empresas, sem descurar o controlo da inflação e a racionalização das despesas públicas.
Daviz Simango entende que, volvidos 34 anos de independência nacional e 17 anos de democracia multipartidária, os moçambicanos são ainda chamados a lutar por um Moçambique Para Todos a todos os níveis.
Aquele político referiu que o seu governo irá, também, garantir que mais de 50 por cento do Orçamento do Estado (OE) sejam alocados às províncias, através duma necessária celeridade do processo de descentralização.
Actualmente, segundo Daviz Simango, cerca de 67 por cento dos recursos do Estado são geridos a nível central, sendo os restantes 30 para as províncias e apenas 3 por cento para os distritos.
Para o MDM, este mecanismo de distribuição do OE concorre para a prevalência das assimetrias regionais.
Em Nampula, o candidato do partido do “galo” já escalou os distritos de Murrupula e Mogovolas, para além da capital provincial.

AIM - Notícias

No comments: