Thursday 15 October 2009

Reacção ao artigo de Manuel de Araújo "Sonhando com uma Kalashnikov no dia da PAZ!"


Caro Dr Manuel Araújo,
O assunto da bandeira nacional, fez-me avivar a memória, duma situação por mim vivida durante o UEFA CUP na Suiça (Basileia), em Junho/2008.
Tentando fazer publicidade gratuita a selecção dos "mambas" para o FIFA10-RSA, (camisola adquirida, durante os festejos do Centenário da Beira, em 2007), trajava a camisola da selecção moçambicana durante o almoço num local aprazível, a beira do Danúbio.
Notei que num momento de descontracção, jovens adeptos suíços, apontavam o emblema da camisola, que é a bandeira moçambicana. Entretanto um dos adeptos, pergunta-me em alemão, se poderia tirar uma fotografia, porque é das poucas bandeiras que ostentam uma AK47, a espingarda dos soviéticos. E foi assim, algumas fotos, e algum tempo depois, debaixo de chuva copiosa, fui a caminho do estádio, para o Suiça-Portugal.
Eis nova surpresa, no intervalo do jogo, a minha imagem é passada duas vezes no écran do estádio, primeiro a minha figura, e a segunda, em zoom, a bandeira de Moçambique, pontificando a Kalashnikov, transmitida em directo para uma cadeia de TV asiática (de Tai Land/Viet Nam).
Passado um instante aparece um polícia suíço, e pede-me autorização, se poderia deslocar-me uns 20 metros, porque adeptos suíços queriam uma recordação-FOTO, em que todos diziam alto e bom som-INÉDITO E INACREDITÁVEL.
Tudo por causa da AK47- a famosa espingarda de assalto, usada em Moçambique, que por duas vezes revolucionaram e alteraram o sistema político em Moçambique -morte do colonialismo (TURRAS da Frelimo) e nascimento da democracia (BAs do Renamo).
É também de referir que nas últimas cheias do rio Zambeze, a CNN transmitiu de Chapokota (Baué)- Nhamaiabue-Mutarara, daí o Fareed Zacarias, nunca se ter esquecido, duma bandeira nos confins de Moçambique, com uma AK47.
Pertinente ou não, a AK47, faz parte da História dos JOVENS MOÇAMBICANOS, que por duas vezes, tiveram de recorrer a ela, por motivos políticos, e que ela faça parte ou não nos dias de hoje como RECORDAÇÃO do passado Histórico, é difícil de questionar!!...... Mas que ela serve de publicidade, isso sim!!!! Prende a atenção de qualquer ser humano dos 5/85 anos.
A substituir, sugeria a CANETA, porque essa, no Moçambique de hoje é IMPRESCINDÍVEL!!
Nomeia e demite o PAI DA NAÇÃO, ATRAVÉS DO VOTO (dentro de 20 dias A CANETA entra em acção)!!!
Pode continuar ou finalizar um ciclo, e também reescrever a História!!!
Ambas (Caneta e AK 47) têm o mesmo sentido político de vida para o povo moçambicano, dependendo de quem se beneficia dela!!_


Zacarias Abdula, O AUTARCA – 09.10.2009, citado em www.macua.blogs.com .

Leia mais sobre a bandeira aqui:

No comments: